Faturamento do varejo alimentar cresce em 9,4% na Black Friday 

Supermercado

A Black Friday de 2025 manteve a movimentação de 2024 no varejo alimentar, com crescimento consistente de faturamento. No dia oficial da Black Friday, o setor registrou alta de 9,4% em relação à mesma data do ano anterior. Já na semana que antecedeu a sazonalidade, o faturamento também avançou, com  crescimento de 1,5% em comparação anual. Os dados são da Rock Encantech, empresa líder em engajamento B2B2C na América Latina, que analisou 24 milhões de transações de vendas durante o período. 

A performance variou entre os canais ao longo do período analisado. No dia da Black Friday, os atacarejos lideraram o crescimento, com alta de 9,8% no faturamento, enquanto os supermercados cresceram 7,7%. Na semana anterior, o movimento se inverteu: os supermercados apresentaram crescimento mais expressivo (5,6%), enquanto os atacarejos tiveram avanço mais moderado (0,3%). Apesar dessa alternância de protagonismo entre os canais, o comportamento de consumo dentro de cada segmento se manteve consistente ao longo dos dois períodos analisados.

Nos supermercados, houve um crescimento do preço médio em patamar mais significativo e com uma suave queda nos itens no carrinho, indicando uma busca em produtos com maior valor agregado. Já o atacarejo apresentou um crescimento no preço médio mais suave e um aumento maior na quantidade de itens no carrinho, indicando uma preferência em itens mais baratos para aproveitar as ofertas de Black Friday. 

Categorias de destaque 

Em relação às categorias, as bebidas foram preferência no consumo no dia da Black Friday, tendo crescimento expressivo de faturamento e quantidade de itens. Entre as bebidas alcoólicas, as cervejas foram as preferidas, porém, os destilados e fermentados apresentaram crescimento acima de 20% no volume, apesar da queda no faturamento.

“De forma geral, a Black Friday se manteve como uma das principais datas sazonais do varejo alimentar. A comparação de 2024 com 2023 apresentou indicadores em altos patamares pelo fato do décimo terceiro não ter acontecido na última sexta de novembro de 2023. Já em 2024 e 2025, o comparativo apresenta um patamar menor de crescimento, porém significativo para o varejo alimentar”, afirma Fernando Gibotti, VP de Inteligência e Mercado da Rock Encantech

O conteúdo completo da análise da Rock Encantech está disponível para download de forma gratuita aqui

Sobre a Rock Encantech

A Rock Encantech é um ecossistema de soluções que conecta dados, tecnologia e relacionamento para transformar o conhecimento do cliente em valor real para negócios e consumidores. Atua com estratégias de engajamento B2B2C em toda a América Latina, combinando inteligência artificial, ciência do consumo e automação para personalizar jornadas e maximizar resultados.

Com mais de 130 milhões de consumidores analisados, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e presença em todos os estados do Brasil, a Rock Encantech impulsiona um varejo mais humano, inteligente e conectado.

As soluções incluem: CRM; plataforma completa de fidelidade e marketplace; soluções de cashback; inteligência de mercado e geográfica; algoritmos de personalização de ofertas; automação promocional; aplicativos white label e aplicações em retail media.