Envelhecimento da população: os impactos e os desafios no varejo 

Envelhecimento

A população brasileira está passando por mudanças demográficas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o número de idosos no país mais do que duplicou nas últimas duas décadas. 

No início de 2000, eram 15,2 milhões de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Já em 2023, esse número saltou para 33 milhões. Segundo uma projeção do IBGE, o país pode ter 75,3 milhões de pessoas idosas em 2070, quando os representantes desta faixa etária chegarão a ser 37,8% do total da população.

Essa mudança no perfil da população afeta diretamente os hábitos de consumo dos clientes, exigindo que o varejo também faça adaptações para atender às novas demandas e padrões de comportamento do público. 

Confira a seguir como o envelhecimento da população impacta o varejo e como o setor pode lidar com esse desafio. 

Mudanças no comportamento de consumo da população 

O envelhecimento da população altera o padrão de consumo, já que as necessidades das pessoas mudam conforme a idade. Durante a NRF 2025 em Nova York, maior feira varejista do mundo, foi apresentado um case que demonstra esse impacto no setor alimentar. 

O Westside Market NYC resolveu adaptar todo o seu mix, dando ênfase a produtos prontos, após perceber por meio de análise de dados que essa era uma das principais preferências desse público. 

“O entorno da loja tem uma população mais envelhecida, então eles perceberam a necessidade específica desse público e fizeram um investimento muito grande em produtos prontos, que atendem a necessidade individual”, explicou o CEO CRM & Ciência do Consumo da Rock Encantech, Fernando Gibotti. 

Outra tendência de consumo relevante na terceira idade é a busca por alimentos saudáveis, já que a saúde e o bem-estar estão entre as principais preocupações nesta faixa etária. 

Um aspecto importante para os varejistas é entender as zonas de influência da loja. A população idosa tende a dar preferência para estabelecimentos mais próximos da residência, com o menor tempo de deslocamento. 

“É fundamental adequar os formatos das lojas. Pessoas mais velhas têm hábitos diferentes dos jovens, e isso se reflete em uma busca crescente por lojas menores, próximas de casa, com menor área física e um mix de produtos mais assertivo”, afirmou Gibotti. 

Como o varejo pode lidar com o envelhecimento da população 

Idosos
Entender o comportamento de consumo da população 60+ é fundamental para os varejistas.

Existem diversas ações que o varejo pode adotar para melhorar a experiência do shopper na loja. Uma delas é aumentar a fonte e deixar o mais legível possível as etiquetas com os nomes e preços dos produtos. 

Essas medidas contribuem para que os idosos possam visualizar e compreender facilmente as informações, tornando a experiência de compra mais acessível e inclusiva para essa parcela da população. 

Além das estratégias de legibilidade e acessibilidade, é importante treinar os colaboradores, principalmente nos caixas, para que os idosos possam se sentir confortáveis e seguros ao compartilhar dados, como nome e CPF, no momento de cadastrá-los no programa de fidelidade, por exemplo. 

Neste treinamento, o colaborador será capaz de explicar, de forma didática e paciente, o porquê da utilização dos dados do shopper e quais são os benefícios que ele poderá obter em suas novas compras. 

CRM para a população idosa 

No contexto de um CRM direcionado à população idosa, é importante desenvolver estratégias que pensem em abordagens de fácil compreensão. Essas abordagens visam oferecer uma experiência de compra satisfatória e inclusiva, assim como atender às necessidades específicas desse segmento de shoppers.

A personalização é um fator-chave nos programas de fidelidade, adotando uma linguagem adequada ao público e proporcionando benefícios alinhados às necessidades dessa parcela da população.

Utilize comunicações claras e acessíveis, preferencialmente com imagens didáticas e inclusivas, que os mostrem fazendo diversas atividades que nem sempre são relacionadas à terceira idade.

Ciência do consumo é com a Rock Encantech! 

Para se preparar para lidar com os desafios das mudanças demográficas é necessário ter conhecimento. A Rock Encantech é uma empresa especialista em ciência do consumo que pode fornecer todos os insights que a sua loja precisa. 

A empresa conta com  uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca. 

As soluções da Rock Encantech incluem inteligência de mercado, CRM com recomendações personalizadas, ações promocionais, desenvolvimento e gestão de programas de fidelidade, marketplaces para programas de loyalty e Retail Media.​

Conheça mais sobre a Rock Encantech aqui.