O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário comercial — e no varejo farmacêutico não é diferente. A data envolve cuidado, afeto, saúde e proteção. Todos esses temas podem ser facilmente relacionados à farmácia em uma estratégia de comunicação.
Para aproveitar ao máximo esse tipo de sazonalidade, é fundamental que as farmácias tenham o mix de produtos HPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) preparado, além de informações sobre o comportamento de consumo dos shoppers na loja.
Confira, no texto a seguir, como o Dia das Mães pode representar um aumento nas vendas do varejo farmacêutico.
Por que a sazonalidade é importante no varejo farma?

Ao longo do ano, existem inúmeras oportunidades em que é possível trabalhar ações de vendas e estratégias que melhoram os resultados de uma farmácia. Entender isso já garante, automaticamente, uma vantagem competitiva para qualquer loja.
Uma das ferramentas que os gestores utilizam para isso é o calendário sazonal. Esse cronograma destaca todas as principais datas comemorativas do ano e quais delas podem representar uma oportunidade de realizar campanhas de marketing.
Ao adotar esse tipo de estratégia, a marca demonstra que está antenada e gera identificação com o shopper. Além disso, há uma melhora na interação da loja com o consumidor, fortalecendo o branding e gerando visibilidade.
São diversos tipos de sazonalidades que afetam as farmácias. A chegada do inverno, por exemplo, provoca um aumento no consumo de antigripais, enquanto o verão faz crescer a demanda por protetores solares.
Quando a farmácia oferece descontos nos produtos certos, no momento certo, ela se destaca da concorrência e conquista a fidelidade do consumidor.
Estratégias para o Dia das Mães
Como vimos, utilizar o calendário sazonal como pilar na estratégia de comunicação e vendas pode trazer muitos benefícios. Veja, a seguir, algumas ações que podem ser adotadas durante esse período:
Ativações personalizadas
Por meio do CRM, a farmácia pode captar o comportamento de consumo dos shoppers, identificando suas preferências. Com essas informações em mãos, os shoppers podem ser agrupados em clusters específicos (separados por sexo, faixa etária, frequência de consumo etc.).
Para cada cluster, o gestor pode enviar uma ativação promocional diferente, de forma personalizada. Esse tipo de abordagem cria uma conexão direta com o consumidor e aumenta as chances de conversão em venda.
Para o Dia das Mães, as ofertas exclusivas enviadas pelo app devem focar em produtos que possam servir como presentes. É aí que entra a categoria HPC. Perfumes, kits de beleza, shampoos e cremes são algumas das opções mais populares — e todas elas podem ser encontradas na farmácia.
Mix de produtos
Compor seu mix de produtos com itens especialmente voltados para as mamães é fundamental para atrair e trazer mães e filhos para o seu estabelecimento nas semanas que antecedem o Dia das Mães.
Outra iniciativa inteligente seria disponibilizar embrulhos para presente no local. Assim, o cliente entende que, além dos produtos convencionais, a intenção da farmácia está realmente inspirada em presentear as mamães.
Campanhas
Não basta apenas ativar os consumidores na véspera do Dia das Mães para conseguir mais vendas. É importante que a farmácia ofereça outros benefícios ao longo do ano como forma de fidelizar o consumidor e “aquecer” as vendas antes de uma grande sazonalidade.
Uma dica é intercalar as mensagens com ofertas e conteúdos úteis para o consumidor, envolvendo dicas de como utilizar determinado produto, por exemplo.
Entre no clima do Dia das Mães
A farmácia também precisa transmitir ao público que está no clima do Dia das Mães por meio da sua aparência — tanto no ponto físico quanto nos canais digitais.
No PDV, os gestores podem utilizar displays, móbiles, wobblers, bandeirolas, adesivos de chão, stoppers, faixas de gôndola, totens, cartazes, entre tantos outros. É importante que as peças apresentem uma unidade visual e de linguagem com a campanha.
Além disso, é possível pensar em ações específicas para o PDV, como promoções-relâmpago, distribuição de brindes, cupons de desconto e brincadeiras premiadas.
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