Customer Insights: Maio 2025

Maio de 2025 apresentou crescimento de 3% em relação ao mesmo mês de 2024, segundo os insights apresentados Rock Encantech. Apesar da queda na quantidade de itens no carrinho, o desempenho dos clientes fidelizados impulsionou o faturamento, com os demais indicadores todos positivos. O ticket médio e o preço médio foram os principais responsáveis por esse avanço.

O canal de supermercados teve alta de 6,2% no comparativo com maio de 2024. As lojas de menor porte, de 1 a 4 checkouts, lideraram esse crescimento. A tendência de carrinhos mais enxutos e a praticidade das lojas de proximidade têm ganhado força, contribuindo para essa performance. 

Já o atacarejo cresceu 1,2% no mesmo período, ficando abaixo do desempenho dos supermercados. A queda na quantidade de tickets e no preço médio impactou o canal, apesar do crescimento no ticket médio e no preço por item. 

Em relação aos produtos mais vendidos, os 25 itens de maior giro apresentaram variações suaves de preço na comparação com abril. No entanto, em relação a maio de 2024, as mudanças foram mais expressivas. Óleo de soja, carnes e aves se destacaram com aumento no preço médio, enquanto arroz 1kg, feijão 1kg e FLV registraram quedas relevantes. 

As variações de preço em maio foram diretamente influenciadas por fatores climáticos e pelo cenário de exportação. Entender as mudanças no comportamento do consumidor ajuda o varejo a se adaptar melhor à nova composição do carrinho, permitindo uma comunicação mais assertiva por meio de ativações e campanhas direcionadas a cada perfil de cliente. Esse alinhamento contribui diretamente para um cenário positivo no crescimento do faturamento.