Customer Insights: Julho 2025

Rock Encantech

Julho de 2025 apresentou um crescimento de 4,9% no faturamento em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados observados pela Rock Encantech. Esse resultado ainda reflete o movimento de diminuição na quantidade de itens por compra, compensado pelo aumento do preço médio e pela estabilidade no volume de compras. Esse cenário acaba estimulando o consumidor a buscar melhores preços, o que fica evidente no desempenho dos clientes fidelizados: o faturamento desse grupo cresceu 13,1%, impulsionado diretamente pelo aumento na frequência de compras, no gasto médio e no volume adquirido. 

Outro ponto em relação aos fidelizados é a análise do IFEV (Índice de Fidelidade e Engajamento do Varejo), os supermercados registraram um percentual de 90,4% no enquanto os atacarejos alcançaram 106,2%. Esse indicador reforça como ações voltadas a benefícios e uma comunicação mais assertiva, apoiada por dados, inteligência de mercado e ferramentas tecnológicas, podem gerar maior engajamento e retenção. 

Tanto supermercados quanto atacarejo apresentaram crescimento na comparação anual, acompanhando a movimentação do cenário geral. O destaque ficou para os supermercados, que cresceram 7,2% no faturamento, acima do índice geral, enquanto o atacarejo avançou 3,6%. Diferentemente do cenário agregado e dos supermercados, o atacarejo apresentou queda na quantidade de tickets. 

Na análise dos 25 principais produtos de julho de 2025 em comparação a julho de 2024, o ranking se manteve praticamente o mesmo, com apenas algumas inversões de posição. Produtos como Feijão 1kg, Frios (kg) e Leite 1L ganharam posições devido à queda no preço médio, enquanto FLV e Arroz 1kg mantiveram suas colocações. 

Já Óleo de soja e Café apresentaram o maior crescimento do preço médio no período, mas conseguiram manter suas posições no ranking por conta da queda no preço em relação ao mês anterior. Por outro lado, Sabonete, Pães industrializados e Suco de caixinha, que registraram aumento no preço médio tanto na comparação anual quanto mensal, perderam posições no ranking.

Faça o download do material e saiba mais no Customer Insights.