Consumo de bebidas alcóolicas recua em mais de 30% após casos de contaminação por metanol 

Bebidas

O consumo de bebidas alcóolicas registrou uma retração significativa após os casos de contaminação por metanol em produtos falsificados. O tema ganhou bastante atenção na mídia e teve influência no comportamento de consumo dos shoppers em supermercados e atacarejos.

A Rock Encantech analisou 100 milhões de transações no varejo alimentar entre 27/09 e 19/10 e identificou uma queda de 31% no faturamento e 35% na quantidade de itens vendidos na categoria em comparação com o mesmo período no ano anterior. 

Confira a seguir os principais insights do estudo promovido pela Rock Encantech. 

Impacto nas subcategorias de bebidas alcóolicas

Tabela
Dados da Rock Encantech

Entre as subcategorias de bebidas alcóolicas, os destilados tiveram as maiores reduções em faturamento (-39%) e volume (-37%). As cervejas recuaram 30% em faturamento e 35% em quantidade, enquanto vinhos e espumantes apresentaram retrações mais leves (-26% e -27%, respectivamente).

“Diante dos casos de contaminação por metanol, há uma queda momentânea de confiança do consumidor. Para o varejo, o momento exige transparência ativa e reforço da credibilidade: mais do que preços atrativos, é essencial comunicar a origem garantida das bebidas, com fornecedores certificados e processos auditáveis. Internamente, manter o controle rigoroso das informações de procedência facilita respostas rápidas em caso de fiscalização e fortalece a segurança operacional”, afirma o VP de Inteligência e Mercado da Rock Encantech, Fernando Gibotti. 

Diferenças por canal 

Supermercados e atacarejos seguiram tendências semelhantes, mas com nuances importantes ligadas ao perfil de consumo. Nos supermercados, os clientes fidelizados mostraram resiliência maior: as quedas ficaram em 25% no faturamento e 27% em volume.

Por faixa etária, consumidores acima de 40 anos reduziram 7% no gasto médio, 8% na frequência e 2% no número de itens por compra. Já o público de 19 a 39 anos teve uma queda mais suave no gasto médio (-2%) e na frequência (-5%), mas aumentou 5% o número de itens por compra. 

“Esse comportamento sugere que o público mais jovem passou a considerar o supermercado um ambiente mais seguro para adquirir bebidas, optando por produtos mais acessíveis, como bebidas mistas e cervejas, o que explica o aumento de volume sem impacto expressivo no ticket médio”, explica Gibotti. 

No atacarejo, o movimento também revela ajustes de comportamento. A categoria de vodkas caiu 29% em faturamento, mas cresceu 1,7% em volume, indicando uma migração para produtos de menor valor agregado. O destaque positivo veio dos energéticos, com alta de 14% em faturamento e 18% em volume, enquanto nos supermercados o movimento foi oposto (queda de 25% e 27%). 

Apesar da retração geral — 12% no faturamento e 19% no volume entre clientes fidelizados — os clientes PJ destoaram do cenário: cresceram 13% em faturamento, 21% no gasto médio e 13% na quantidade de itens, reforçando o papel do canal como fonte segura de abastecimento.

Recuperação para Black Friday

Mesmo com o cenário adverso, as bebidas alcoólicas seguem estratégicas nas próximas datas sazonais. Na Black Friday de 2024, segundo dados da Rock Encantech, os destilados representaram 13% do faturamento da cesta de produtos típicos da data, com crescimento de 13% em faturamento e 46% em volume. Já as cervejas tradicionais responderam por 33% do faturamento, crescendo 49% em valor e 62% em volume em relação a 2023.

“Com a confiança abalada, a loja física ganha ainda mais relevância como âncora de credibilidade, gerando uma excelente oportunidade para fortalecer a confiança entre o varejo e o cliente. Precisamos, especialmente neste momento, evidenciar ao cliente – de forma clara e visível – que a loja onde ele compra no dia a dia é um ambiente seguro e confiável tanto para a compra de bebidas quanto para outras categorias. Assim, aceleramos a recuperação da categoria e fortalecemos a bandeira no período que antecede as principais datas do varejo”, finaliza Gibotti. 

Sobre a Rock Encantech

A Rock Encantech é um ecossistema de soluções que conecta dados, tecnologia e relacionamento para transformar o conhecimento do cliente em valor real para negócios e consumidores. Atua com estratégias de engajamento B2B2C em toda a América Latina, combinando inteligência artificial, ciência do consumo e automação para personalizar jornadas e maximizar resultados.

Com mais de 130 milhões de consumidores analisados, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e presença em todos os estados do Brasil, a Rock Encantech impulsiona um varejo mais humano, inteligente e conectado.

As soluções incluem: CRM; plataforma completa de fidelidade e marketplace; soluções de cashback; inteligência de mercado e geográfica; algoritmos de personalização de ofertas; automação promocional; aplicativos white label e aplicações em retail media.

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