Duas forças contemporâneas movem o varejo alimentar: pessoas e dados. Valorizar esses dois ativos é o primeiro passo para alcançar o potencial dentro do mercado e construir uma audiência fidelizada e engajada com a marca.
No último Customer Insights da Rock Encantech, referente ao 1º trimestre do varejo alimentar de 2025, foi possível constatar o impacto que clientes fiéis podem provocar no faturamento.
No atacarejo, por exemplo, o ticket médio do público fidelizado variou de R$ 369,96 a R$ 374,13, enquanto o dos não fidelizados foi de R$ 176,54 a R$ 180,66.
Porém, esse não é o único benefício de ter uma audiência consolidada para o varejo alimentar. Descubra, no texto a seguir, como a combinação de dados e pessoas pode resultar em novas receitas para a marca.
Por que os dados são importantes para o varejo alimentar?
Para que o varejo alimentar obtenha sucesso, é necessário colocar o cliente no centro de tudo. Isso envolve conhecer as suas preferências de consumo por meio de dados, para lhe proporcionar uma experiência de compra cada vez mais satisfatória.
A chegada dos sistemas de CRM aos supermercados trouxe um novo patamar de inteligência, permitindo que as lojas entendam o comportamento de consumo em nível individual.
Esses insights permitem que as lojas façam ativações promocionais de forma personalizada, proporcionando uma experiência de compra positiva ao consumidor. Como vimos, esse processo de fidelização resulta em um aumento no ticket médio, sendo refletido no faturamento total.
Mas utilizar os dados do CRM apenas para campanhas de personalização, não é mais o suficiente em um cenário de alta concorrência e mudança de perfil de consumo da população brasileira.
O varejo alimentar como mídia
“Se o dado vale ouro, a audiência vale ainda mais. Um supermercado médio pode ter mais ‘ibope’ do que o principal canal de TV da sua região”, afirmou o VP de Varejo e Indústria da Rock Encantech, Fernando Gibotti.
O varejo alimentar, muitas vezes sem perceber, construiu, ao longo dos anos, uma base de consumidores que, se bem ativada, equivale a um canal de mídia com potencial de segmentação e impacto muito superiores aos meios tradicionais.
Essa prática é conhecida como retail media e está em alta no setor. Nela, as lojas vendem espaços publicitários para anunciantes da indústria, tanto no espaço físico quanto no digital.
No PDV, essas propagandas são realizadas, na maioria das vezes, em pontas de gôndola e em exibições em telas de LED. No entanto, para Fernando Gibotti, o grande salto veio com a mídia digital hiper personalizada, integrada aos aplicativos.
“Por meio dos super apps, o varejo fala com milhões de consumidores de maneira qualificada, com segmentações profundas e dados em tempo real. É possível acompanhar cada etapa da jornada de compra: do clique ao carrinho, da compra à recompra. É possível saber quem comprou, quem não comprou, quem mudou de marca e quem está prestes a deixar de consumir”, explicou.
Benefícios da retail media
Para os varejistas, a retail media representa um aumento de receita que complementa o faturamento tradicional. Ela também proporciona a formação de novas parcerias com a indústria.
Outro benefício é o crescimento da fidelização do shopper por meio de anúncios personalizados e a coleta de novos insights sobre o comportamento de consumo, fundamentando o planejamento de novas estratégias.
Para a indústria, a retail media é um investimento de alto retorno, pois atinge diretamente o público desejado. Além disso, a marca pode se tornar destaque em uma determinada categoria e terá relatórios transparentes sobre as campanhas realizadas.
Por fim, os clientes também se beneficiam dessa prática, já que a publicidade personalizada e relevante reduz o excesso de propagandas genéricas, melhorando a experiência de compra.
Sobre a Rock Encantech
A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade.
A empresa conta com uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca.
As soluções da Rock Encantech incluem inteligência artificial para engajamento de consumidores, plataforma de fidelidade, soluções de cashback, CRM, retail media, inteligência de mercado, automação promocional e muito mais.Acesse o site e saiba como a Rock Encantech pode impulsionar o faturamento do seu negócio.