Como aplicar o melhor da Inteligência Artificial na farmácia

IA farma

Dentre os avanços tecnológicos que mais despontam no setor varejista nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) é a que tem conseguido maior destaque e impacto positivo, especialmente em relação à jornada de compra do consumidor no ponto de venda (PDV).

O interesse por parte dos consumidores em ter à disposição chatbots e soluções de IA para decisões de compra não é diferente no varejo farmacêutico, e a Inteligência Artificial está sendo usada de forma cada vez mais estratégica, proporcionando experiências personalizadas e antecipando necessidades dos shoppers de forma efetiva.

Veja a seguir como o uso da IA no varejo farmacêutico se traduz em mais vendas, mais fidelidade, menos perdas e maior eficiência operacional.

Maneiras de usar a IA na farmácia

O uso da IA por parte de farmacêuticos e atendentes no PDV traz várias possibilidades dentro das lojas, com foco principalmente na experiência do consumidor.

Uma delas é a personalização no atendimento, com recomendações automáticas de produtos com base no histórico de compras ou sazonalidades, como a estação do ano (antigripais no inverno, protetor solar no verão, etc).

Também são amplamente utilizados os chatbots e assistentes virtuais, implementados em diversos canais de contato com o shopper, tanto no ambiente digital quanto físico. 

Programas de computador que simulam uma conversa humana, geralmente por meio de mensagens de texto – e às vezes por voz –, com o objetivo de ajudar o usuário automaticamente, o chatbot aumenta a eficácia e consegue fazer um pré-atendimento, sobretudo ao contar com informações básicas e úteis sobre o cliente. 

Ele pode estar embarcado em:

  • Aplicativo próprio da farmácia;
  • WhatsApp;
  • Site e e-commerce;
  • Totem de autoatendimento na loja física.

Além do atendimento rápido e sem filas, no caso das lojas físicas, o uso de assistente virtual no atendimento consegue a redução da carga de trabalho sobre os profissionais, que podem se concentrar em outras tarefas.

Outro benefício é o fornecimento pela Inteligência Artificial para as equipes de atendimento de perguntas pré-prontas no sistema operacional do PDV, podendo ser feita uma seleção mais pertinente com o negócio, especialmente correlações entre sintomas e o uso de certos medicamentos.

A gestão inteligente de estoque e reposição preditiva também pode se amparar no uso da IA. Uma gestão estratégica evita ruptura de estoque ao analisar padrões de demanda por região, época do ano, perfil do público e tendências por meio da inteligência de mercado, não deixando que faltem medicamentos controlados, itens para dor ou febre, e suplementos de uso contínuo.

A Inteligência Artificial também é aplicada na análise de sentimento dentro do varejo farmacêutico, ajudando farmácias a entenderem melhor a percepção dos clientes.

A análise de sentimento usa algoritmos de IA para interpretar opiniões expressas por clientes em textos de avaliação (Google, Reclame Aqui e e-commerces) e redes sociais, realizando uma classificação dessas mensagens como positivas, negativas ou neutras, e com a identificação do tema em debate (“atendimento”, “preço”, “entrega”, “estoque”).

Com essas informações, é possível detectar mais rapidamente problemas no atendimento, fazer o monitoramento da marca em tempo real e, por fim, rever práticas que geram insatisfação do consumidor. 

Principais benefícios da IA no farma

As lojas do varejo farmacêutico que adotam soluções de Inteligência Artificial colhem uma série de benefícios. A seguir estão as principais:

Melhoria na experiência e fidelização do cliente

Um dos principais avanços está no atendimento, que se torna mais ágil e eficiente com o uso de chatbots e assistentes virtuais.

Redução significativa nos custos operacionais

Com a automação de processos como o atendimento ao cliente, a análise de dados (uma das bases da ciência do consumo) e o controle de estoque, a operação se torna mais eficiente, permitindo que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas.

A diminuição do retrabalho é outra contribuição da IA, uma vez que há redução de erros em previsões de demanda e falhas logísticas, o que impacta diretamente na rentabilidade do negócio.

Tomada de decisão mais estratégica

Ao transformar grandes volumes de dados em insights valiosos, a tecnologia permite uma gestão mais eficiente e com tomadas de decisão mais estratégicas, orientando desde a escolha do mix de produtos até decisões sobre precificação, promoções e layout de loja.

Além disso, o monitoramento em tempo real do desempenho e do comportamento dos clientes oferece uma visão clara do que está funcionando e do que pode ser ajustado, facilitando ações rápidas e alinhadas às demandas do mercado.

Marketing mais eficiente

A tecnologia possibilita uma segmentação precisa dos públicos, utilizando dados de compra para identificar perfis.

Ao realizar o envio automatizado de comunicações realmente relevantes, que dialogam diretamente com cada cliente, é atingido um grau de personalização que contribui para um maior Retorno sobre o Investimento (ROI) nas campanhas, tornando as ações de marketing mais eficazes e rentáveis.

Soluções de IA para o Farma na Rock Encantech 

Primeira encantech do varejo brasileiro, a Rock Encantech é dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade. 

A empresa oferece um conjunto completo de soluções integradas de inteligência de dados, com foco em proporcionar uma experiência que vai além da satisfação, encantando o cliente e transformando-o em um verdadeiro embaixador da marca. 

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como impulsionar os resultados da sua farmácia com soluções inteligentes!