Com os avanços tecnológicos, a digitalização tem se tornado um pilar fundamental em todos os setores do varejo e, no segmento de home centers, que atua com mix amplo e operação complexa, ela se mostra ainda mais essencial.
Isso porque vivemos em um momento no varejo em que o consumidor busca, cada vez mais, melhores experiências de compra, com conveniência, agilidade e atendimento personalizado.
Nesse sentido, os canais omnichannel surgem como um diferencial competitivo indispensável. Se antes as lojas físicas eram o principal ponto de contato com o cliente, hoje o shopper pesquisa online, compara preços, verifica disponibilidade em tempo real, faz pedidos pelo app e espera uma experiência integrada, independentemente do canal utilizado.
Mas não apenas isso, o consumidor busca também experiências personalizadas: descontos que fazem sentido para ele, cashback, programa de fidelidade, etc. E essa nova realidade exige que os home centers apostem em digitalização para fidelizar clientes e aumentar o ticket médio.
Pensando nisso, preparamos um texto completo sobre por que a digitalização é urgente para home centers. Ao final, você confere nossas soluções para ajudar a colocar as estratégias digitais em prática. Saiba mais!
Afinal, o que é a digitalização no varejo de home centers?
Em primeiro lugar, é preciso desmistificar a ideia de que, para digitalizar um home center, é necessário apenas lançar um e-commerce ou redes sociais.
Na verdade, essa estratégia diz respeito à transformação da operação e do relacionamento com o consumidor por meio de tecnologia, dados e integração entre canais. Desse modo, é importante apostar em:
- Canais de venda físicos e digitais conectados;
- Gestão inteligente do relacionamento com o cliente (CRM);
- Atendimento automatizado e personalizado;
- Uso de dados para prever demandas, ajustar estoques e oferecer promoções relevantes;
- Criação de um app próprio para centralizar a jornada do consumidor.
Essas ações aumentam a eficiência operacional e proporcionam uma melhor experiência de compra, fazendo com que o consumidor compre mais, volte com mais frequência e indique a sua loja.
Omnichannel: o consumidor quer integração
O conceito de omnichannel parte de um princípio simples: o shopper quer liberdade para escolher como, quando e onde interagir com a sua marca. E ele não pode enxergar barreiras entre o mundo físico e o digital.
No caso de home centers, por exemplo, isso significa facilitar desde a compra de pequenos itens em diferentes canais até o planejamento completo de uma reforma, com suporte digital e físico integrado.
Com uma estratégia omnichannel bem implementada, é possível:
- Fazer com que o cliente inicie a compra no app e finalize na loja;
- Oferecer “clique e retire” com prazos rápidos e comunicação eficiente;
- Integrar o atendimento online (chat, WhatsApp, redes sociais) com o histórico de compras;
- Usar o CRM (Customer Relationship Management) para personalizar ofertas com base no perfil e comportamento do cliente.
Qual a importância da digitalização?
A digitalização não é uma tendência passageira no varejo. Ela é uma realidade inevitável para quem deseja crescer de forma sustentável e sair na frente dos concorrentes.
Ao apostar em estratégias de digitalização, o seu home center estará preparado para:
- Atender melhor o consumidor moderno;
- Aumentar as vendas;
- Sair na frente da recorrência;
- Reduzir custos operacionais;
- Tomar decisões baseadas em dados.
Possibilidades de digitalização para os home centers
Há diversas estratégias que podem garantir a digitalização dos home centers. Dentre elas, destacam-se:
Aumento nas vendas com um app próprio
Um aplicativo whitelabel (com sua marca, identidade e catálogo) permite que você crie um canal direto com seu cliente. Ele pode comprar a qualquer hora, receber notificações personalizadas, acessar ofertas exclusivas e acompanhar entregas em tempo real.
Com um app, sua loja:
- Aumenta o ticket médio com sugestões baseadas em compras anteriores;
- Cria programas de fidelidade ou cashback;
- Reduz o custo de aquisição de novos clientes, trabalhando a base atual.
Experiência de compra moderna e conveniente
Lembre-se de que o consumidor quer, cada vez mais, autonomia e agilidade. Assim, é possível melhorar a percepção da sua marca e aumentar a fidelização. Com um sistema omnichannel bem estruturado, seu home center consegue oferecer experiências como:
- Compra no app com retirada na loja;
- Consulta de estoque em tempo real;
- Agendamento de entregas e serviços;
- Atendimento personalizado por canais digitais com histórico integrado.
Gestão orientada por dados com CRM
O CRM é a base para um relacionamento inteligente. Ele permite centralizar informações sobre seus clientes e usá-las para:
- Criar campanhas segmentadas e automatizadas;
- Identificar clientes inativos e reengajá-los;
- Acompanhar o ciclo de vida do cliente para aumentá-lo.
Como a Rock Encantech ajuda home centers a se digitalizarem?
Para muitas empresas, o desafio não está em reconhecer a importância da digitalização, mas sim em como dar os primeiros passos de forma estruturada e eficaz. Com o apoio da Rock Encantech, esse processo se torna mais simples, rápido e seguro.
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