Quem pensa que a Black Friday se restringe apenas à última sexta-feira do mês de novembro está enganado. Na verdade, para ter um bom resultado nas vendas, a preparação para a sazonalidade começa muito antes do penúltimo mês do ano.
Por ser uma data com alta expectativa de ofertas por parte do público, o varejo precisa se preparar para uma verdadeira “operação de guerra”, a fim de garantir que o estoque seja suficiente para atender à demanda e que os descontos sejam atrativos para os shoppers.
Confira no texto a seguir como o varejo pode aquecer a base de clientes e garantir um faturamento expressivo no período que antecede a Black Friday.
O impacto da Black Friday

A Rock Encantech analisou mais de 18 milhões de vendas na Black Friday de 2024 para medir o impacto da data no varejo alimentar. De forma geral, o faturamento das lojas cresceu 12,5% na semana da data e 29,9% na sexta-feira em que foi celebrada (ambos em comparação aos resultados de 2023).
Os clientes fidelizados apresentaram um expressivo aumento de 52,3% no faturamento na semana da data e de 89% no dia da Black Friday. Já o público não fidelizado foi na contramão e registrou uma queda de –21,7% no faturamento na semana da Black Friday e de –12,4% no dia.
Observando a cesta de produtos no dia da Black Friday, as categorias de cerveja tradicional, cervejas especiais, kits de bebidas e smart TVs cresceram em faturamento e em quantidade, devido à atratividade dos preços ofertados, que apresentaram queda no preço médio. O destaque ficou por conta das smart TVs, que registraram queda de mais de 60% no preço médio e aumento superior a 200% na quantidade vendida.
Faça o download do e-book da Rock Encantech sobre a Black Friday 2024 e tenha acesso a mais insights sobre a sazonalidade.
A fidelização como chave na Black Friday
Como os dados da Rock Encantech mostram, os clientes fidelizados representam a maior parte do faturamento do varejo alimentar durante a Black Friday. Por isso, o foco das ofertas costuma ser direcionado para esse público.
Em conversa no podcast da Rock Encantech, o diretor do TriMais Supermercados, Murilo Gouveia, revelou que a rede costuma trabalhar com três tipos de ofertas na Black Friday: desconto geral para todo mundo, desconto para quem tem cartão e desconto fidelidade.
“O cliente entrante tem um ticket médio muito menor, chega a ser até 50% menor do que um cliente regular, e um quinto de um cliente fidelizado. Então a gente gosta muito dessa frente e dessa base, de valorizar os que estão dentro de casa, não só na Black Friday, mas em outras datas”, afirmou.
Ações pré-Black Friday
Para ter um bom desempenho na Black Friday, não basta apenas criar ações específicas em novembro. Veja a seguir algumas estratégias que podem potencializar o desempenho do varejo durante a data:
Estimular o engajamento nos meios digitais
A digitalização é um processo sem volta no varejo. Ao estimular os clientes a fazerem compras por meio do aplicativo, a loja tem a possibilidade não só de aumentar o ticket médio dos consumidores, como também de aumentar a frequência de visitas desses consumidores à loja.
Se o cliente for encorajado a utilizar o app durante todo o ano, estará adaptado a receber ofertas quando a Black Friday chegar, aumentando as chances de conversão em vendas.
Clusterização de clientes
Uma estratégia eficiente é clusterizar os clientes, ou seja, criar grupos com perfis similares. Essa separação pode adotar diferentes critérios, como idade, gênero, preferências de consumo etc.
Com esses dados, o varejo poderá oferecer descontos personalizados em produtos relevantes para cada tipo de cluster, aumentando a satisfação e o desejo de consumo no período.
Aproveite a sequência de sazonalidades
O segundo semestre costuma ser o mais movimentado no varejo por conta de sazonalidades importantes como o Natal, Ano-Novo, Dia dos Pais, Dia das Crianças e, é claro, a própria Black Friday.
Além disso, é muito comum no varejo alimentar que supermercados “comemorem” seus aniversários na segunda metade do ano. A ideia é trazer mais um mês de promoções para os clientes.
Essas datas sazonais em sequência ajudam a manter os consumidores ativos e frequentando as lojas. No caso dos programas de fidelidade, esse é um período em que os clientes conseguem acumular mais pontos e usufruir do benefício.
Por exemplo, se um cliente tiver cashback durante uma ação em outubro, é provável que ele volte a consumir em novembro para utilizar seu benefício.
Recuperação de inativos
Além dos fidelizados, o varejo pode aproveitar a Black Friday para recuperar clientes inativos. Essa é uma oportunidade de trazer ofertas que chamem a atenção e, com isso, fazer com que eles voltem a ser consumidores assíduos.
As melhores soluções para o varejo na Black Friday
A Rock Encantech é a maior aliada do varejo quando o assunto é impulsionar o faturamento. Com foco em promover o encantamento do cliente, oferecemos uma ampla gama de soluções eficientes para todas as sazonalidades, como:
- Inteligência de mercado;
- CRM;
- Retail Media;
- Aplicativo white label;
- Soluções de cashback;
- Ofertas personalizadas;
- Programa de fidelidade.
Acesse o site e saiba como essas ferramentas podem transformar a operação no varejo.





