O Natal representa um dos melhores momentos para o varejo alimentar em termos de vendas. Porém, é possível que as redes consigam “esticar” essa sazonalidade para garantir o aumento do faturamento em outra data importante de dezembro: o Ano Novo.
Depois das confraternizações natalinas, a véspera da virada de ano representa um novo pico de fluxo nas lojas, com reposições emergenciais e consumo voltado para novas celebrações entre amigos e familiares.
Vale lembrar também que a data limite para o pagamento do 13º salário é 20 de dezembro, o que significa que uma parcela considerável da população terá dinheiro em mãos, estando mais disposta a gastar.
Confira no texto a seguir algumas ações que o varejo alimentar pode implementar para aumentar o ticket médio de consumo na véspera de Ano Novo.
Insights sobre o fim de ano no varejo alimentar
A Rock Encantech analisou mais de 36 milhões de transações de vendas no varejo alimentar durante o mês de dezembro de 2024.
A última quinzena do ano apresentou crescimento de 6% no faturamento, e às vésperas do Natal e do Ano Novo registraram um aumento expressivo de 35,8% no comparativo de 2024 com 2023. Esse período que antecede as principais datas sazonais mostra um cenário positivo em todos os indicadores.
Porém, é importante destacar que a cesta de fim de ano vem sendo impactada pela Black Friday, a segunda data mais relevante do varejo alimentar. As ofertas agressivas do período geram a antecipação de compras de itens típicos da época.
Categorias tipicamente concentradas no período apresentam diferenças muito significativas, como: cesta de Natal com faturamento 1.125% maior que no restante do ano, panetones e chocotones com 609%, aves com 471% e decoração natalina com 458%.
Também se destacam: castanhas (249%), assadeiras de vidro (241%), carnes especiais (226%), bebidas quentes (190%), kits de bebida (172%), frutas (142%), brinquedos (136%), vinhos e espumantes (128%), energéticos (118%) e cervejas especiais (102%).
Ações para manter o cliente engajado na véspera de Ano Novo
Boa parte das compras de fim de ano é voltada para o Natal. Porém, é possível manter o cliente engajado ainda na véspera de Ano Novo com algumas ações estratégicas. Veja algumas dicas a seguir:
Cashback
Estratégias de cashback são extremamente eficientes quando o assunto é fazer o cliente voltar. Por meio delas, o varejo pode estimular o aumento da frequência dos clientes de forma recorrente nas principais sazonalidades do ano.
Por exemplo, um cliente que fez compras na Black Friday e recebeu o benefício do cashback tende a voltar no mês de dezembro para usufruir desse dinheiro. E, caso receba um novo cashback no Natal, poderá retornar antes do Ano Novo para fazer uso novamente.
Uso do programa de fidelidade
O programa de fidelidade é outro caminho para fazer com que o cliente retorne. Ao oferecer vantagens especiais, com possibilidade de aumentar o acúmulo de pontos, a tendência é de que o cliente faça mais uma visita antes do Ano Novo.
Nesse sentido, a personalização tem um papel de destaque. O varejo pode, por exemplo, direcionar uma promoção exclusiva válida para a última semana do ano somente para quem comprou na véspera de Natal. Isso faz com que o consumidor se sinta reconhecido e valorizado pela marca.
Fortalecer categorias-chave
Após a ceia de Natal, as bebidas passam a ser as estrelas da semana de Ano Novo. Champagnes, espumantes, vinhos, destilados, drinks prontos e até águas especiais têm forte destaque.
O consumidor assume um comportamento comemorativo e aceita pagar mais para celebrar com qualidade. Por isso, é muito importante que o varejo tenha uma atenção especial à promoção de vendas desses itens, que podem elevar o ticket médio.
Imersão com CRM e retail media
Varejistas que utilizam dados têm vantagem competitiva. Com o CRM e retail media, é possível influenciar diretamente o comportamento do shopper.
O CRM identifica diferentes tipos de clientes e permite que a rede crie estratégias personalizadas, estimulando carrinhos cada vez mais cheios.
Já a retail media exibe anúncios tanto na jornada de compra digital quanto na física, estimulando o cliente a comprar no Ano Novo. A comunicação contextualizada direciona clientes para produtos mais rentáveis e favorece a intenção de compra.
Aumente o ticket médio com as soluções da Rock Encantech
A Rock Encantech conta com as ferramentas que o seu varejo precisa para aumentar o faturamento não apenas no Ano Novo, mas também em outras sazonalidades ao longo do ano.
As nossas soluções incluem: CRM; plataforma completa de fidelidade e marketplace; soluções de cashback; inteligência de mercado e geográfica; algoritmos de personalização de ofertas; automação promocional; aplicativos white label e aplicações em retail media.
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