Em um cenário digital cada vez mais carregado de estímulos visuais, notificações e anúncios, disputar a atenção do cliente se tornou um dos maiores desafios para as marcas.
Conquistar alguns segundos ou minutos do foco dos consumidores exige estratégia, criatividade e um profundo conhecimento do comportamento de consumo do público que se deseja alcançar. Não é à toa que a atenção se tornou moeda rara e a concorrência está em cada story e notificação aberta na tela.
Confira no texto a seguir como o varejo pode vencer a disputa pela atenção do consumidor e se beneficiar diretamente de estar no foco do cliente.
O que é Economia de Atenção?
A expressão “economia de atenção” foi criada pelo economista alemão Herbert Simon na década de 1970, ao explicar que existe um limite para a capacidade humana de pensar e executar tarefas cotidianas ao mesmo tempo.
Porém, nos dias atuais, a expressão é associada ao alto volume de propagandas e comerciais, o que gera no consumidor a sensação constante de estar perdendo algo.
Enquanto isso, marcas disputam de forma feroz cada mínimo segundo do foco do cliente para que suas ações de marketing e publicidade consigam o engajamento necessário.
Como conquistar a atenção do consumidor

O consumidor atual está sobrecarregado de escolhas, sempre saltando entre diferentes redes sociais e plataformas. Na internet, além do e-commerce, há também uma disputa com perfis de entretenimento. Todo mundo quer um pouquinho da atenção dos usuários.
O CEO da Rock Encantech, Carlos Formigari, destacou dois pontos principais para que o varejo se sobressaia na disputa pelo foco dos shoppers: o encantamento e a digitalização. Confira a seguir como esses conceitos podem ser aplicados.
O papel do encantamento
A Rock Encantech administra cerca de 300 programas de fidelidade para diversos tipos de varejo. O desafio é o mesmo em todos: como transformar dados em vínculos reais.
“A resposta para isso passa por um conceito que, para nós, é central: o encantamento. Esse termo é utilizado para definir um processo em que a empresa, de maneira mensurável, provoca um salto de satisfação a partir de uma iniciativa proativa com o cliente”, explicou Carlos Formigari.
Vale ressaltar que o efeito do encantamento tem um prazo de validade de aproximadamente 90 dias. Isso significa que o varejo precisa conquistar os clientes frequentemente para que se mantenham encantados e com a atenção voltada para a marca.
O encantamento pode acontecer em diferentes níveis. Formigari destacou quatro deles:
Funcional: quando os programas de fidelidade oferecem benefícios como cashback e pontos;
Comportamental: consiste em entender, por meio de dados, o comportamento de consumo do cliente para promover ações personalizadas;
Emocional: é como a marca se conecta com o coração dos clientes. Por exemplo, destravar um benefício exclusivo quando o cliente completa um ano de relacionamento;
Identitário: quando o cliente passa a enxergar o varejo como uma comunidade ou um time de futebol.
Digitalização
Segundo a pesquisa PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios), realizada pelo IBGE, 88,9% da população brasileira com mais de 10 anos tinha celular em 2024, o equivalente a mais de 167 milhões de pessoas.
Esses dados comprovam que a população segue altamente conectada — e ter uma forte presença no meio digital é mais do que essencial para competir pela atenção do público desejado.
Para fazer parte do mundo digital, Formigari destaca a importância de o varejo contar com o seu próprio aplicativo, o que possibilita que a marca se torne uma plataforma.
“Os números falam por si. Em média, o cliente vai até 4 vezes ao supermercado. Quando começa a receber ofertas personalizadas, passa a ir 5 vezes. Quando baixa o app, vai 7 vezes. E, se usar os benefícios do aplicativo, vai 9 vezes. Os supermercados regionais têm uma vantagem enorme, que é a confiança e a intimidade. O que falta é desenvolver a audiência. E é isso que a Rock Encantech faz: ajudar varejistas a se tornarem plataformas”, comentou.
Além das ofertas tradicionais que chegam por meio de pushs e notificações, o varejo pode disponibilizar um marketplace fechado para os clientes, elevando a sensação de exclusividade. Com isso, a tendência é que os shoppers tenham ainda mais atenção com a marca, para aproveitar todos os benefícios.
Conquiste os clientes com as soluções da Rock Encantech!
Mais do que tecnologia, a Rock Encantech entrega encantamento por meio de um ecossistema que oferece dados e ciência do consumo para ajudar o seu negócio a fidelizar clientes.
Do CRM à retail media, do super app à inteligência geográfica, a Rock Encantech cria um ambiente integrado para elevar a performance da marca e conquistar de forma definitiva a atenção dos consumidores.
Saiba mais sobre as soluções aqui.




