Uma das datas mais aguardadas pelo varejo, de forma geral, é a Black Friday. A sazonalidade importada dos Estados Unidos se consolidou no Brasil e vem ajudando a aquecer as vendas durante o mês de novembro, deixando os clientes preparados para mais consumo durante o Natal.
Com os consumidores cada vez mais atentos às promoções, o desafio das redes supermercadistas se tornou ir além do desconto durante a data. É preciso planejar ações que não só impulsionem o faturamento, mas também promovam a fidelização.
Confira, no texto a seguir, algumas estratégias que não podem faltar no varejo alimentar durante a Black Friday.
Como a Black Friday impacta o varejo alimentar
A Black Friday de 2024 representou um aumento significativo de faturamento para o varejo alimentar. A Rock Encantech analisou mais de 18 milhões de vendas durante a sazonalidade e identificou os principais insights do período.
De forma geral, o faturamento das lojas cresceu 12,5% na semana da data e 29,9% na sexta-feira em que foi celebrada (ambos em comparação aos resultados de 2023).
A fidelização também é um fator-chave durante a Black Friday. Os clientes fidelizados apresentaram um expressivo aumento de 52,3% no faturamento na semana da data e de 89% no dia da Black Friday.
Já o público não fidelizado foi na contramão e registrou uma queda de 21,7% no faturamento na semana da Black Friday e de 12,4% no dia.
Observando a cesta de produtos no dia da Black Friday, as categorias de cerveja tradicional, cervejas especiais, kits de bebidas e smart TVs cresceram em faturamento e em quantidade, devido à atratividade dos preços ofertados, que apresentaram queda no preço médio.
Faça o download do e-book da Rock Encantech sobre a Black Friday 2024 e tenha acesso a mais insights sobre a sazonalidade.
Ações para a Black Friday
Nos últimos anos, o comportamento do consumidor durante a Black Friday mudou significativamente. Para garantir um bom desempenho durante o período, é necessário adotar algumas ações estratégicas.
Confira, a seguir, algumas das principais estratégias para colocar em prática e aumentar o faturamento no varejo alimentar.
1 – Descontos reais
A principal característica da Black Friday são os descontos agressivos promovidos pelas lojas, e os clientes estão na expectativa por essas oportunidades. Mas, para ter sucesso nesse tipo de ação, é necessário promover descontos reais.
“Alguns anos atrás, os varejistas cometeram um erro estratégico que ficou denominado como ‘Black Fraude’, que era aumentar os preços para depois conceder descontos. Mas o que eu vejo hoje é que, utilizando essa data especial, combinada com uma técnica apurada de clusterização, o varejista tem a oportunidade de aumentar a confiabilidade dos clientes e conseguir fazer a retenção de maneira mais efetiva”, explicou o VP de Inteligência e Mercado da Rock Encantech, Fernando Gibotti.
Para não decepcionar o cliente, o varejo precisa definir, com antecedência, quais produtos terão descontos, analisando o histórico de vendas e o potencial de cada categoria.
2 – Personalização das ofertas
Como os dados da Rock Encantech demonstram, os clientes fidelizados representam um crescimento elevado de faturamento no varejo alimentar durante a Black Friday. Por isso, esse público deve ter um planejamento próprio durante a sazonalidade.
Uma ação que pode ser adotada é oferecer descontos personalizados com base no histórico de consumo de cada cliente. Afinal, se o preço atrai, é a experiência que garante a manutenção do encantamento do consumidor.
Essa abordagem melhora não apenas a taxa de conversão, mas também a percepção de cuidado e exclusividade, que são fatores cada vez mais valorizados no varejo alimentar.
3 – Cashback
Que tal aproveitar a Black Friday para lucrar mais e ainda fazer com que o cliente retorne para consumir no Natal? Esse é um dos maiores benefícios do cashback: a construção de um relacionamento de longo prazo no varejo alimentar.
Imagine que um cliente ganhe 10% de cashback ao comprar um pack de bebidas. É muito provável que ele retorne em dezembro para aproveitar o saldo acumulado.
Além disso, o cashback pode ser integrado a programas de fidelidade, para obter o máximo de impacto e melhorar a percepção do consumidor de que é vantajoso continuar comprando no mesmo lugar.
4 – Trabalhar categorias-chave
Na Black Friday de 2024, a Rock Encantech identificou que produtos de mercearia (38%), bebidas (14,5%) e frios e laticínios (9,3%) representaram a maior parte do faturamento no varejo alimentar.
Conhecer as categorias de maior impacto da sazonalidade é fundamental para garantir um bom desempenho. Alguns critérios que devem ser levados em conta são:
- Demanda do produto;
- Potencial de margem;
- Capacidade de gerar tráfego e recompra.
A ideia é investir estrategicamente nas categorias que atraem o consumidor para dentro da loja (ou para dentro do app). A partir delas, o varejo pode estimular o cross selling, ou seja, a venda de produtos complementares.
5 – Marketplace fechado

Uma tendência que chegou para ficar no varejo alimentar é o marketplace fechado, também conhecido como gôndola estendida. Basicamente, trata-se de oferecer produtos que não estão na loja física por meio de um super app para um público restrito.
Diferente de um marketplace aberto tradicional, essa modalidade permite que a rede promova descontos ainda mais agressivos, o que vai ao encontro da proposta da Black Friday.
Além disso, incentivar o cliente a utilizar o marketplace aumenta a satisfação com a experiência de compra, promovendo o encantamento a longo prazo.
Aumente as vendas com as soluções da Rock Encantech
A Rock Encantech conecta dados, tecnologia e relacionamento para transformar o conhecimento do cliente em valor real para negócios e consumidores, sendo líder em engajamento B2B2C na América Latina.
Nosso ecossistema de soluções inclui ferramentas que ajudam a aumentar o faturamento do varejo alimentar não só na Black Friday, como em outras datas sazonais ao longo do ano.
As soluções incluem: CRM; plataforma completa de fidelidade e marketplace; soluções de cashback; inteligência de mercado e geográfica; algoritmos de personalização de ofertas; automação promocional; aplicativos white label e aplicações em retail media.Conheça todas essas soluções no site da Rock Encantech.




