Junho, mês tradicionalmente relevante para o varejo alimentar devido às festas juninas, registrou em 2025 um crescimento de 2,8% no faturamento em relação a junho de 2024. O resultado, analisado pela Rock Encantech, reflete o equilíbrio entre a elevação do preço médio, que se manteve no patamar de 8%, e a redução tanto na quantidade de compras quanto no número de itens por carrinho. O grupo de clientes fidelizados teve papel positivo nesse cenário, com faturamento 10,4% superior ao do ano anterior — desempenho acima da média geral — impulsionado, sobretudo, pelo aumento no número de compras, movimento contrário à tendência observada no total do varejo.
Todos os canais apresentaram crescimento na comparação anual, especialmente devido aos aumentos no preço e no ticket médios. Contudo, essa elevação também pressionou negativamente o volume de itens por compra e a frequência de tickets. Essa dinâmica foi mais evidente no Atacarejo, que registrou o menor avanço, de 1,3%. Por outro lado, os supermercados se destacaram com alta de 5,1%, liderados pelas lojas menores (1 a 4 checkouts), geralmente associadas a compras rápidas e de reposição, que tiveram queda mais moderada no volume de itens por carrinho e na frequência de compras.
Na análise dos 20 principais produtos de junho de 2025 em comparação a junho de 2024, apenas o café em pó não estava presente no ranking do ano anterior, reflexo da expressiva alta acumulada no preço médio — superior a 70% nos últimos 12 meses, apesar da estabilização recente. Também apresentaram aumento no preço médio o óleo de soja (+25,8%) e carnes e aves (+13,4%). Já o arroz 1 kg (-29,4%) e frutas, legumes e verduras (-16,4%) registraram queda. No comparativo mês contra mês anterior, o arroz 1 kg também mostrou retração, acompanhada por recuos no suco em caixinha e no feijão 1 kg.