Cashback: mitos e verdades sobre essa ferramenta de fidelização do varejo

Cashback

Com mais de 63 mil buscas mensais no Google, o termo cashback se tornou um dos assuntos mais populares entre consumidores e empresas do varejo – e tem se transformado em um dos “benefícios” mais buscados pelos consumidores. 

Considerada uma das estratégias de fidelização mais eficazes da atualidade, o cashback ainda gera muitas dúvidas, especialmente no varejo, visto que muitos lojistas acreditam que essa estratégia vai gerar “perda” de receita. Mas isso é um mito!

Por isso, para aproveitar todo o potencial dessa ferramenta, é essencial entender o que realmente funciona e o que é apenas suposição. Com mais segurança, é possível deixar o receio de lado e começar a colher os benefícios dessa estratégia.

Pensando nisso, nós preparamos um texto para desvendar alguns mitos e verdades sobre o cashback para quem está pensando em aplicá-lo no varejo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é cashback e como funciona?

Cashback
Cashback ajuda a fidelizar os consumidores.

Cashback, do inglês “dinheiro de volta”, é uma estratégia em que o shopper recebe uma porcentagem do valor gasto em compras para usar em novas aquisições dentro ou fora da sua loja. 

Essa quantia pode ser creditada diretamente em carteiras digitais, bancos parceiros ou plataformas de fidelidade. Para saber mais sobre a lógica por trás dessa estratégia, acesse aqui

Simples na teoria, mas repleto de nuances na prática. Para o varejista, o cashback é uma forma inteligente de incentivar novas compras, aumentar o ticket médio e criar um vínculo com o consumidor. Para o cliente, é uma vantagem concreta que gera economia.

Para desvendar algumas questões sobre o tema, separamos alguns mitos e verdades acerca do cashback. Confira!

“Cashback é desconto disfarçado”: Mito

Apesar de parecer semelhante a um desconto, o cashback funciona de maneira diferente. Enquanto o desconto reduz o valor da compra no momento da transação, o cashback oferece um benefício futuro, incentivando a recompra e a fidelização.

“Cashback é uma forma de desconto imediato”: Mito

Não, o cashback não é um desconto direto! O consumidor paga o valor total da compra e, posteriormente, recebe uma parte de volta, geralmente em forma de crédito ou dinheiro, que pode ser gasto dentro ou fora da loja – tudo depende da estratégia. 

“Cashback só funciona para grandes empresas”: Mito

Hoje, existem diversas soluções no mercado que tornam o cashback acessível também para pequenos e médios negócios. Programas de fidelidade personalizados permitem que até lojas locais adotem essa estratégia. 

“Oferecer cashback reduz muito a margem de lucro”: Mito

Essa é uma preocupação comum, mas nem sempre verdadeira. Quando bem planejado, o cashback não representa uma perda, mas sim um investimento em fidelização e recorrência de compra

Ao estimular que o cliente volte a comprar para usar o crédito recebido, o lojista aumenta o valor do ciclo de vida do cliente (LTV) e compensa o valor do retorno com novos lucros. 

Além disso, é possível configurar o percentual de cashback de forma estratégica, respeitando a margem de cada produto. Para isso, é possível contar com parceiros, como a Rock Encantech, que pode ajudar com uma análise aprofundada do que funciona para a sua loja.

“Cashback gera mais vendas e fideliza clientes”: Verdade

Ao oferecer esse benefício, o lojista cria um ciclo de recompra. O shopper se sente valorizado e volta a comprar para aproveitar o crédito acumulado, aumentando a frequência de compra e melhora a relação com a marca.

“Cashback precisa ser transparente para o cliente confiar”: Verdade

A clareza na comunicação é essencial. O cliente precisa saber exatamente quanto vai receber de volta, quando e como poderá utilizar o valor. Lembre-se de que a falta de transparência pode gerar frustração e perda de credibilidade.

“O cashback aumenta o ticket médio das compras”: Verdade

Ao oferecer cashback, muitos varejistas notam um crescimento no valor gasto por compra. Isso acontece porque o consumidor se sente estimulado a comprar mais para aproveitar melhor o benefício. Além disso, a percepção de ganho (“vou receber uma parte de volta”) pode motivar decisões mais rápidas e menos sensíveis ao preço.

“Cashback gera dados valiosos sobre o comportamento do consumidor”: Verdade

Plataformas de cashback, aliadas ao Customer Relationship Management (CRM), permitem ao varejista monitorar padrões de compra, frequência, ticket médio e preferências dos consumidores. Esses dados podem ser usados para criar campanhas mais direcionadas, personalizar ofertas e aprimorar a estratégia de marketing de forma inteligente e orientada por dados.

Aposte em estratégias de fidelização com a Rock Encantech!

Como vimos, essa ferramenta estratégica, quando bem aplicada, traz resultados reais para o varejo. Mas é preciso estar alinhado à ciência de dados para que seja uma aplicação assertiva e que não gere prejuízos.

Se você busca fidelização e aumento de ticket médio, o cashback pode ser uma das estratégias possíveis. Para que sua loja tome decisões mais assertivas, tenha um parceiro como a Rock Encantech!

A Rock Encantech é especialista em criar experiências encantadoras que conectam marcas e consumidores. Com base em ciência de dados, e com tecnologia de ponta e foco em resultados, oferecemos ferramentas personalizadas para o varejo que impulsionam vendas, fortalecem o relacionamento com o cliente e aumentam o valor da sua marca

Acesse aqui e saiba como se tornar um parceiro da Rock Encantech e encantar os seus clientes!