O consumo de alimentos congelados está diretamente relacionado a uma das sensações mais comuns da atualidade: a de “correria” constante durante o dia a dia. Grande parte disso se deve ao avanço da tecnologia, que permitiu inúmeros progressos, mas também modificou a maneira como as pessoas se relacionam com o tempo.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado em 2024, 47% dos brasileiros trabalham mais de cinco dias por semana. Além disso, 48% declaram que trabalham entre 8 e 10 horas diariamente.
A pesquisa evidencia também que o regime presencial é majoritário no país, sendo que 83% (77,9 milhões de brasileiros) afirmam exercer suas atividades laborais de maneira presencial, e apenas 15% em regime remoto ou híbrido.
Diante do pouco tempo livre durante a rotina, os alimentos congelados se tornam uma opção prática de refeição. Veja, no texto a seguir, como o varejo alimentar pode aproveitar essa categoria e aumentar os lucros.
A importância dos alimentos congelados no varejo alimentar
Os alimentos congelados ocupam um papel estratégico no varejo alimentar por três grandes razões. A primeira delas, como vimos, é o aumento da demanda por mais praticidade. Cada vez mais, os consumidores buscam refeições rápidas e fáceis de preparar.
Outro atrativo é o fato de os alimentos congelados terem uma data de validade maior, diferentemente dos perecíveis frescos. Isso reduz o prejuízo com possíveis perdas.
Por fim, a categoria oferece margens interessantes de lucro. Com o mix certo e uma boa gestão de categoria, os congelados podem oferecer porcentagens mais altas do que muitos produtos in natura.
Como trabalhar a categoria nos supermercados

Antes de qualquer ação, é fundamental entender o perfil do cliente da sua loja. Consumidores jovens e solteiros, por exemplo, tendem a consumir mais alimentos congelados.
Use o CRM da sua rede e ferramentas de inteligência de mercado para identificar padrões de compra, ticket médio e preferências. Dessa forma, você poderá ajustar o sortimento conforme as necessidades reais dos seus clientes e evitar encalhes de produtos.
Ativações personalizadas
A personalização no varejo é a prática de ajustar produtos, serviços e ofertas com base nas preferências individuais dos consumidores. A longo prazo, a construção de uma base de clientes fiéis pode representar um aumento significativo de faturamento para os supermercados.
Com o uso de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), é possível coletar e analisar dados para entender padrões de compra de um cliente e promover ofertas exclusivas para ele.
Por exemplo, se um cliente tem o costume de sempre comprar alimentos congelados, o supermercado pode preparar uma promoção exclusiva para ele nessa categoria.
Esse tipo de campanha ajuda no processo de fidelização do consumidor. O Índice de Fidelização e Engajamento do Varejo (IFEV), da Rock Encantech, mostra que clientes fidelizados tendem a consumir quase duas vezes mais do que os não fidelizados (faça o download do material aqui).
Capriche no visual dos alimentos congelados
É de conhecimento geral que o ser humano é muito visual na hora de comprar. Por isso, investir em incentivos visuais na loja física pode transformar a experiência do consumidor e ajudar na conversão da compra.
Em vez de deixar apenas freezers e geladeiras espalhados pelo supermercado, a unidade pode utilizar letreiros, cartazes e outros recursos mais “quentes” na composição.
Combinação de produtos
Além dos produtos comumente encontrados na ilha de congelados, os profissionais dos supermercados também podem optar por combinar outros produtos no mesmo espaço, o que pode garantir uma venda a mais na hora em que os clientes circulam com os carrinhos.
Por exemplo, quem compra petiscos como nuggets e batatas fritas pode se interessar por uma cerveja gelada para acompanhar. Isso ajuda a aumentar a sensação de que o estabelecimento possui tudo de que o cliente precisa.
Essas combinações podem ser replicadas no aplicativo do supermercado. Quando o consumidor compra um alimento congelado, ele ganha desconto em outro produto, aumentando o ticket médio e as compras por impulso.
Parcerias com a indústria
A boa relação com fornecedores é fundamental para melhorar margens. Ao negociar com indústrias de alimentos congelados, o varejista pode buscar melhores acordos e fechar parcerias de retail media, aumentando a divulgação dos itens na loja.
Trabalhar em parceria com fornecedores permite inovar, reduzir custos e otimizar o espaço de gôndola.
Transforme o varejo alimentar com a Rock Encantech!
Entender o cliente é a chave para crescer de verdade. Por isso, a Rock Encantech é a maior aliada do seu varejo na hora de unir ciência do consumo com estratégias de fidelização para impulsionar as vendas.
Com o CRM da Rock Encantech, você terá acesso a insights sobre o perfil dos seus consumidores e suas principais preferências de compra. Isso permite que o varejista elabore estratégias personalizadas para cada tipo de categoria, desde os alimentos congelados até os produtos em hortifrutis.
Quer conhecer mais sobre a Rock Encantech? Acesse o site e saiba como transformar o seu varejo.