Mitos e verdades sobre CRM para supermercados

CRM supermercados

A gestão eficiente do relacionamento com o cliente é um dos pilares para o sucesso no varejo alimentar. Nesse sentido, a ferramenta de CRM para supermercados se tornou mais do que um diferencial competitivo: uma tecnologia essencial para a sobrevivência das lojas.

Em um mercado com cada vez mais concorrentes e centrado na experiência do consumidor, o varejo alimentar tem buscado maneiras mais eficazes de fidelizar seus shoppers e aumentar o ticket médio. Todos esses benefícios podem ser proporcionados pelo CRM.

Porém, a ferramenta ainda desperta dúvidas entre os varejistas. Confira, a seguir, alguns mitos e verdades sobre o CRM para supermercados.

O que é o CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Trata-se de um sistema, ou conjunto de estratégias e tecnologias, usado para registrar, organizar e analisar informações sobre os consumidores com o objetivo de melhorar a comunicação, oferecer um atendimento personalizado e aumentar as vendas.

Em supermercados, o CRM permite entender os hábitos de consumo dos clientes, como, por exemplo, quais produtos compram com mais frequência, em que dias da semana visitam a loja, quais promoções os atraem, entre outras informações.

Com esses dados, é possível criar campanhas de marketing mais eficientes, segmentar o público e oferecer uma experiência personalizada tanto no ambiente físico quanto no online.

Como o CRM é implantado nos supermercados

CRM
CRM pode ser utilizado para aumentar o faturamento do supermercado.

A implantação de um CRM para supermercados pode ser feita em etapas. A primeira delas é conseguir o cadastro de clientes. Para isso, é essencial estimular os consumidores a se identificarem em suas compras, seja por meio de programas de fidelidade, aplicativos ou cartões do supermercado.

O CRM precisa se integrar aos sistemas de PDV (ponto de venda), ERP (gestão empresarial), e-commerce e aplicativos móveis para reunir dados em tempo real.

Com os dados em mãos, é possível segmentar os clientes de acordo com comportamentos, preferências e histórico de compras. Ferramentas de CRM permitem criar campanhas personalizadas, cupons de desconto direcionados, notificações de ofertas e programas de recompensa.

Por fim, o CRM permite que o varejista analise os resultados. Relatórios e dashboards ajudam a entender a eficácia das ações e a fazer ajustes estratégicos.

Mitos e verdades

Confira, a seguir, alguns mitos e verdades relacionados ao uso do CRM no varejo alimentar.

1 – CRM é apenas para as grandes redes

Mito. Qualquer supermercado, independentemente do tamanho, pode se beneficiar do CRM. Existem soluções acessíveis para pequenos e médios varejistas, inclusive com planos escaláveis e personalizados.

2 – CRM ajuda a aumentar a receita do supermercado

Verdade. Um dos maiores benefícios que o CRM traz para o varejo alimentar é a possibilidade de aumentar o faturamento. Por meio dos insights identificados com a ferramenta, o varejista pode formar clusters de consumidores com as mesmas preferências de compra.

Ao formar esses grupos, a loja pode adotar uma estratégia de ativação personalizada, aumentando não apenas o ticket médio dos shoppers, mas também a satisfação do consumidor.

3 – O CRM para supermercados só serve para ativações promocionais

Mito. Apesar das ativações promocionais serem uma das principais funcionalidades do CRM, a utilidade da ferramenta vai muito além disso.

Com o CRM, o supermercado pode entender quais são os perfis dos seus clientes. Isso permite que a loja tenha maior previsibilidade sobre o mix de produtos necessário no estoque.

Os insights fornecidos pelo CRM também permitem que o supermercado adapte sua comunicação e estratégias de marketing para cada tipo de público. A personalização contribui diretamente para a satisfação do cliente.

4 – Clientes precisam de um incentivo para fornecer os dados

Verdade. A maioria das pessoas não gosta de compartilhar suas informações pessoais com estabelecimentos. Para conseguir esses dados, o supermercado precisa oferecer algum tipo de benefício ao shopper.

Quando percebem valor em troca — como descontos personalizados, participação em programas de pontos ou ofertas exclusivas —, os clientes tendem a compartilhar seus dados de forma voluntária e com mais confiança.

5 – Investir em um CRM gera retorno ao supermercado

Verdade. A implantação do CRM exige investimento, mas os retornos (como aumento nas vendas e redução de custos com marketing ineficiente) compensam. Além disso, existem opções com custo-benefício atrativo para o varejo alimentar.

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