Os programas de cashback e pontos são uma estratégia eficaz de incentivar o shopper a gastar mais e retornar para futuras vendas. Quando esse tipo de ação é aplicado em uma data sazonal de grande impacto, como a Black Friday, o varejo aumenta suas chances de gerar mais receita incremental.
Uma pesquisa da Izio&Co, que agora faz parte da Rock Encantech, revelou que a utilização de cashback evidencia uma variação de 60% a 120% no aumento da frequência de compras. O estudo ainda revelou que mais de 1 milhão de clientes que receberam cashback já haviam comprado anteriormente na loja.
Em um cenário de Black Friday, em que há um aumento no fluxo de clientes, é fundamental que o varejista saiba como implantar essa estratégia da melhor maneira para aproveitar todo o potencial desse tipo de programa.
O impacto da Black Friday no varejo alimentar
O paper da Rock Insights da Black Friday realizou uma análise de 3,6 milhões de vendas em 2023 que demonstram o impacto da data no varejo alimentar.
O levantamento constatou que o faturamento dos varejistas em 2023 cresceu 59% em comparação com o ano anterior e a quantidade de itens vendidos aumentou 57%.
Na sexta-feira de Black Friday, os números cresceram ainda mais, com um aumento de 102% no faturamento e 46% em itens vendidos.
Ao comparar o dia e a semana da Black Friday de 2023 com a de 2022 de forma conjunta, o faturamento cresceu mais de 100%, enquanto a quantidade de itens aumentou 90% nos dois períodos comparativos.
Além disso, os consumidores fidelizados fizeram mais compras nos supermercados do que os clientes não fidelizados. Segundo o Rock Insights, o primeiro público registrou um ticket médio de R$ 126 na semana da Black Friday de 2023. Já no dia exato da data promocional, o valor foi de R$ 164,32.
Por outro lado, os não fidelizados tiveram um ticket médio de R$ 57,09 na semana e de R$ 63,35 no dia da Black Friday. Esses números representam uma diferença de 2,5 vezes entre ambos os públicos, reforçando os benefícios de ter uma base fiel de shoppers.
Benefícios do cashback

A ideia de fazer compras sabendo que terá parte do dinheiro gasto de volta é atraente por si só para os shoppers. A ideia do cashback é fazer com que os clientes acumulem uma espécie de crédito para posteriormente ter esse dinheiro de volta, seja na conta ou como desconto na compra de outros produtos.
Para o varejo, o cashback é um incentivo para que ele volte à loja, concentrando os seus gastos em um único local em uma compra futura. Isso ajuda a aumentar a fidelização do shopper e consequentemente, o seu ticket médio.
Outro benefício é que, por meio do cashback, a loja consegue fazer parcerias com a indústria sem ter que abdicar da margem de lucro.
Ao conceder um desconto direto, a loja perde aquele valor. No cashback, o cliente tende a trazer aquele dinheiro de volta, então o varejista consegue segurar a margem junto com o patrocínio da indústria nesse tipo de alavanca, concentrando as compras nesses produtos escolhidos.
Além disso, manter a base aquecida na Black Friday é fundamental para estimular as compras na data mais importante para o varejo: o Natal. Se o cliente for estimulado a voltar em dezembro, o potencial de geração de receita no fim do ano aumenta.
Como trabalhar o cashback com a Rock Encantech
A Rock Encantech desenvolve estratégias de acordo com as necessidades de cada varejista. Se ele tem necessidade de aumento de frequência, isso será identificado e o cashback é uma das ações com potencial de melhorar esse quesito.
A ferramenta de CRM possui a capacidade de coletar dados de consumo e com isso, analisar e identificar as categorias de maior relevância. Esses produtos representam o maior potencial para fazer o cliente se engajar e voltar para as compras futuras.
O CRM também permite que a loja identifique quais são os seus melhores clientes (fidelizados). Para esse público, o supermercado/atacarejo pode oferecer condições ainda mais vantajosas.
Cashback 2.0
Com o Cashback 2.0, a Rock Encantech potencializa a experiência do consumidor, trabalhando não só a alavanca promocional, mas criando uma carteira digital.
Nesta carteira, o cliente acumula créditos que podem ser utilizados em outras alavancas promocionais, como a premiação de gamificações (raspadinha, sorteio), tudo dentro de uma mesma carteira. Com isso, o varejista vai ter um saldo maior do que ele teria apenas com o cashback.
Sobre a Rock Encantech
A Rock Encantech é dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar tecnologia e humanidade.
Entre as soluções estão CRM, plataforma completa de fidelidade e marketplace, soluções de cashback omnichannel, inteligência de mercado e geográfica, shopper analytics, algoritmos de personalização de ofertas, automação promocional e muito mais.
Atualmente a Rock Encantech atende a segmentos como supermercados, farmácias, materiais de construção, pet shop, moda, cosméticos, shopping centers, indústrias e programas de fidelidade, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.
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