Supermercados: o impacto do tamanho das lojas e a experiência do consumidor

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O tamanho das lojas de supermercados é um fator estratégico que influencia diretamente a experiência do consumidor, a operação do negócio e a competitividade. Desde pequenos mercados de bairro até grandes hipermercados, cada formato atende a públicos e necessidades específicas.

No geral, os hipermercados costumam apresentar um ticket médio por cliente superior ao de pequenas lojas. Isso se deve ao fato de contarem com uma variedade maior de produtos em estoque, possuírem uma infraestrutura mais adequada (com estacionamento mais amplo, por exemplo) e terem uma área de influência mais abrangente.

Porém, existe uma tendência global no varejo alimentar de se optar por supermercados com espaço reduzido. A ideia é estimular os consumidores a comprarem determinados produtos de forma online e melhorar a experiência na loja física.

Confira no texto a seguir como a redução do tamanho dos supermercados se tornou estratégica para o varejo.

Customer Insights

A Rock Encantech divulgou a edição do Customer Insights referente ao 1º trimestre de 2025 do varejo alimentar. No documento, foram analisados supermercados de diferentes portes: de 1 a 4 checkouts, de 5 a 9 checkouts e com mais de 10 checkouts.

Nos dados apresentados, os supermercados com maior número de checkouts tiveram o ticket médio mais elevado, tanto no público fidelizado quanto nos não fidelizados.

Nos supermercados de 1 a 4 checkouts, os fidelizados alcançaram um ticket médio de R$ 78,61, enquanto os não fidelizados ficaram em R$ 42,12.

Nas lojas de 5 a 9 checkouts, o ticket médio dos fidelizados foi de R$ 109,60, enquanto o dos não fidelizados foi de R$ 60,58.

Por fim, os supermercados com mais de 10 checkouts tiveram um pico de R$ 145,03 entre os fidelizados e de R$ 74,38 entre os não fidelizados.

Mais do que a diferença de desempenho das lojas de diversos portes, os dados demonstram o impacto que a fidelização tem no varejo alimentar. Por isso, o investimento em ações que visam aumentar a satisfação do consumidor é um fator decisivo para que as redes consigam se destacar da concorrência.

Confira o Customer Insights na íntegra fazendo o download aqui.

Tendência de supermercados menores

Enquanto supermercados grandes oferecem uma ampla variedade de produtos e serviços, os pequenos estabelecimentos se destacam pela conveniência e atendimento personalizado.

A equipe de executivos da Rock Encantech realizou visitas técnicas em redes supermercadistas nos Estados Unidos e na China, constatando uma tendência entre as marcas: a redução do espaço das lojas físicas.

“Muitas redes estão reduzindo a área de venda e investindo em espaços que priorizam a experiência do consumidor, com maior digitalização de processos. Essa abordagem conecta o ambiente físico ao digital, proporcionando uma jornada de compra mais integrada e personalizada”, afirmou o VP de Varejo e Indústria da Rock Encantech, Fernando Gibotti.

Veja alguns cases a seguir.

Stew Leonard’s (Estados Unidos)

A rede Stew Leonard’s se reinventou para competir com grandes players em Nova York. Com um supermercado menor, apostaram em um layout diferente, com corredores curvos e animatronics.

O objetivo foi criar um ambiente único e memorável, transformando a ida ao supermercado em um passeio a uma fazenda. Além disso, cerca de 70% do inventário da marca é composto por itens de produção própria.

A construção desse tipo de identidade inclui ainda fatores como etiquetas personalizadas, que contam histórias sobre os produtos e produtores, criando uma conexão com o consumidor que é convertida em fidelização.

Hema (China)

A rede Hema, em Beijing, tem como objetivo fazer com que 75% de suas vendas ocorram de maneira online. Para isso, a marca apostou na oferta de produtos industrializados exclusivamente por canais digitais, reduzindo a necessidade de espaço do supermercado.

A loja física se tornou um ponto de experiência de compra. A Hema ainda investiu em tecnologia, com esteiras que transportam as sacolas com mercadorias compradas online, passando próximas ao teto da loja.

Essa automatização acelera todo o processo de compra, desde o momento em que o shopper fecha o pedido pelo aplicativo até a entrega dos produtos.

Foco na experiência em supermercados

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A inteligência de mercado desempenha um papel fundamental, seja em supermercados grandes ou pequenos

Os dados do Customer Insights da Rock Encantech apontam que lojas com mais checkouts possuem um ticket médio mais elevado por cliente. No entanto, a tendência de muitas redes pelo mundo é de redução dos espaços físicos. Mas por que isso ocorre?

Isso se deve à importância que a experiência do consumidor ganhou nos últimos anos. Os dados do Customer Insights mostram que clientes fidelizados representam um ticket médio maior do que os não fidelizados.

Parte do processo de fidelização é gerar encantamento naquele consumidor. Por isso, as estratégias de omnichannel estão em alta no varejo alimentar. O delivery traz mais praticidade e conforto para o cliente. Vale ressaltar que a logística precisa ser muito bem planejada para evitar atrasos e outros transtornos nas entregas.

O encantamento também pode ser gerado por meio da personalização. Através de dados coletados pelo CRM, o supermercado pode criar clusters com ofertas exclusivas para cada tipo de grupo, elevando a satisfação do consumidor.

A importância da inteligência de mercado

A inteligência de mercado desempenha um papel fundamental, seja em supermercados grandes ou pequenos. Essa ferramenta da Rock Encantech permite que o varejo identifique suas áreas de influência, potencial de faturamento e o impacto de concorrentes na região.

“A partir dessas informações cruzadas com dados secundários de mercado, como grau de concentração populacional, renda e, principalmente, a concorrência, conseguimos identificar o potencial das lojas da sua rede”, explicou o Gerente de Inteligência da Rock Encantech, Evandro Alampi.

Acesse o site e saiba mais sobre essa solução.