Supermercados 24 horas: como saber se vale a pena? 

Imagem ilustrativa para texto sobre supermercados 24 horas

Aumentar o faturamento é um dos grandes desafios dos supermercados. Uma estratégia que grandes players têm adotado é ampliar o atendimento, implementando o modelo de 24 horas em algumas unidades da rede. 

A ideia de oferecer um serviço ininterrupto ao consumidor tem como objetivo gerar conversões e atender à demanda que costuma fazer suas compras fora dos horários convencionais. No entanto, manter uma loja sempre aberta envolve custos que precisam ser considerados. 

A chave para saber se vale a pena ter uma unidade 24 horas na sua rede é entender a demanda de mercado e o comportamento de consumo dos seus clientes. Saiba mais no texto a seguir. 

Vantagens e desvantagens de operar 24 horas 

Os supermercados que operam 24 horas são importantes em grandes centros, onde os turnos de trabalho são mais diversos e fogem do tradicional “horário comercial”. Com isso, muitos trabalhadores só terão disponibilidade para fazer suas compras em horários em que as lojas estão fechadas. 

Ao fazer o atendimento ininterrupto, o supermercado pode atingir um novo tipo de público e, com isso aumentar o seu faturamento. Além disso, a loja poderá apresentar esse tipo de serviço como um diferencial em relação à concorrência. 

Por outro lado, manter um supermercado aberto 24 horas gera altos custos. Um deles é manter uma equipe na operação. Embora a equipe seja reduzida, a manutenção de um time noturno envolve o pagamento de adicionais. 

Além disso, há despesas de energia e estruturas operacionais que podem superar as vendas caso a demanda seja insuficiente. O Gerente de Marketing da Rock Encantech, Eduardo Donoso, ainda explicou que o fator segurança é fundamental. 

“Nem todos os lugares na cidade são seguros para operar 24 horas. Se você está em um bairro com alta criminalidade, seria extremamente arriscado ter uma loja aberta nesse período, colocando funcionários em risco”, explicou. 

Como saber se vale a pena operar 24 horas? 

Imagem ilustrativa para texto sobre supermercados 24 horas

O primeiro passo antes de se considerar ampliar o funcionamento em supermercados é fazer um estudo de demanda. Isso inclui entender o potencial de consumo durante um determinado período na região e se o público tem o perfil de consumidores que compram fora do horário comercial tradicional. 

“O varejista precisa entender se o local onde está tem demanda para isso. Ele precisa levar em conta se está em um bairro com serviços e atividades noturnas, com fluxo de pessoas constante, como em uma avenida, ou se está perto de um hospital ou de outro serviço com funcionamento 24 horas”, explicou Donoso.

Em geral, supermercados que funcionam 24 horas estão presentes em grandes centros. Já em cidades médias e pequenas ou bairros, as lojas são destinadas a  casos de urgência ou conveniência. Por conta disso, elas costumam ter um porte menor e um mix mais direcionado a esse tipo de necessidade. 

Dependendo do que a análise de demanda revelar, o supermercado pode identificar novas possibilidades de funcionamento. Por exemplo, em vez de ficar de portas abertas durante 24 horas, a loja pode manter apenas o delivery em atividade. 

Concorrência entre supermercados 

Outro ponto importante é o varejista entender se abrir por 24 horas é uma estratégia de combate. Por exemplo, se um concorrente estiver em funcionamento ininterrupto, ele poderá ser a única opção para o público que consome naquele horário.  

Segundo o Gerente de Marketing da Rock Encantech, o fato de um concorrente operar dessa forma não significa que a sua loja precise copiar a estratégia. 

“Vai depender da proposta de valor da marca. Pode ser que não haja demanda suficiente para dois supermercados. O varejista pode equilibrar esse diferencial oferecendo outros tipos de serviços para que os clientes coloquem na balança para decidir. Alguns podem preferir um supermercado com mais espaço no estacionamento, outros podem ter algum serviço de entrega de comida pronta. Esses serviços diferentes podem compensar o fato de não ser 24 horas”, afirmou 

Conheça o potencial do supermercado com a Rock Encantech

A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade. 

A empresa conta com  uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca. 

As soluções da Rock Encantech incluem inteligência artificial para engajamento de consumidores, plataforma de fidelidade, soluções de cashback, CRM, inteligência de mercado, automação promocional, e muito mais. 

Além do varejo alimentar, a Rock Encantech atua em segmentos, como: farmácias, pet shop, moda, cosméticos, shoppings centers e indústrias, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas de parceiros e identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhões de transações por ano. Conheça mais sobre a Rock Encantech aqui.