Retail Media já não é mais tendência, é realidade. Com crescimento superior a 40% no Brasil em 2023 e resultados cada vez mais expressivos no ponto de venda, essa estratégia está transformando a forma como varejistas e indústrias se comunicam com o consumidor.
Diferente do merchandising tradicional, o Retail Media permite ativar mensagens estratégicas nos canais controlados pelo próprio varejo — como aplicativos, e-commerce, totens digitais ou painéis nas lojas físicas — influenciando diretamente o momento mais decisivo da jornada: a última milha de compra.
Segundo André Penariol, CPO da Rock Encantech, “Retail Media é a publicidade feita dentro do ambiente controlado pelo varejo, seja digital, como no app ou e-commerce, ou físico, nas lojas, por meio de telas e materiais promocionais. O que diferencia o Retail Media da publicidade tradicional são três elementos-chave: uso intensivo de dados, influência direta no momento da compra e mensuração de resultados”.
Mais do que vender mídia, o varejo passa a monetizar sua audiência. Já a indústria, por sua vez, deixa de ser coadjuvante e se torna protagonista na decisão de compra. É uma nova era, que conecta performance com experiência.
Confira no documento a seguir alguns dos principais indicadores do varejo alimentar brasileiro, o engajamento de marcas e saiba como a retail media pode ser produtiva neste cenário.