Queda de faturamento no varejo: quais fatores estão impactando as lojas?

Imagem ilustrativa para queda de faturamento no varejo

O varejo alimentar apresentou um crescimento discreto de 0,9% no faturamento em junho de 2024, segundo um estudo da Rock Encantech. Apesar do saldo positivo de forma geral, o ano tem sido marcado pelo fechamento de grandes lojas em solo brasileiro. 

São vários fatores que explicam esse cenário. Um dos principais é a queda de faturamento para níveis difíceis de suportar o custo operacional. 

Entenda mais a seguir sobre as variáveis que estão influenciando na diminuição de receita dos varejistas. 

O que está impactando no faturamento do varejo?

O CEO CRM & Ciência do Consumo da Rock Encantech, Fernando Gibotti, participou de uma reportagem do site SA+Varejo e apontou dois dos principais fatores que estão impactando na queda de faturamento das lojas. 

Aumento da concorrência 

Um dos fatores é o aumento significativo de concorrentes no varejo. Isso se dá nos mais diferentes formatos, como: atacarejos, lojas de conveniência e também pelos canais digitais. 

“Essa concorrência acaba atuando diretamente em algumas regiões que têm hiperconcentração, o que dificulta a operação das lojas e canibaliza o faturamento nas áreas de hiperconcorrência. Isso traz prejuízos diretos, uma vez que o custo de operação das lojas não diminui proporcionalmente”, afirmou Fernando Gibotti.

Mudança de perfil do público 

Imagem ilustrativa para queda de faturamento no varejo

O Brasil está passando por um processo de transformação demográfica. Isso significa que a população está mudando de perfil. Um exemplo disso é o envelhecimento da população. 

Segundo os dados do Censo 2022, a faixa de 0 a 14 anos vem tendo quedas desde a década de 80, saindo de 38,2% da população para 19,8% em 2022. Enquanto isso, o número de idosos com mais de 65 anos saiu de 4%, em 1980, para 10,9% no mesmo período. 

A Taxa Geométrica de Crescimento Anual (TGCA), que representa o crescimento médio da população, vem caindo ano a ano. Em 1980, esse índice era de 2,48%, enquanto em 2020 foi de 0,69%. A tendência é de que essa projeção fique negativa a partir de 2030. 

No entanto, é importante destacar que essas mudanças não ocorrem de forma uniforme em todo o Brasil. Em algumas regiões já estão com o TGCA negativo atualmente, o que leva à perda de faturamento.

“Na era da transformação demográfica, o envelhecimento da população traz hábitos de consumo diferentes. Entender isso e aplicar a partir da análise da sua região e do perfil sociodemográfico das pessoas que moram ali é fundamental”, explicou Gibotti. 

A importância da análise de mercado 

A análise de mercado é um processo feito para que a empresa consiga diagnosticar o atual momento, o potencial de crescimento, as oportunidades inexploradas, os maiores riscos e os desafios que se apresentam em um setor mercadológico específico. 

Diante de um cenário com alta concorrência e mudanças no perfil do público, é fundamental que o varejo tenha esse tipo de análise para se destacar. 

Veja em quais pontos a análise de mercado ajuda a evitar a queda de faturamento: 

  • Identificação de tendências de consumo, como: a demanda por produtos específicos, mudanças nos hábitos de compra e preferências por conveniência, saúde, sustentabilidade, entre outros aspectos;
  • Monitoramento das estratégias e do desempenho dos concorrentes, identificando lacunas no mercado que possam ser aproveitadas;
  • Otimização do mix de produtos e o gerenciamento do estoque de forma mais eficiente, ao entender a demanda dos produtos, sazonalidades e quais têm margens de lucro mais altas;

Aumente o seu faturamento com a Rock Encantech!

A Rock Encantech é a resposta certa para o varejista que quer aumentar o faturamento. A empresa conta com  uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca. 

As soluções da Rock Encantech incluem inteligência artificial para engajamento de consumidores, plataforma de fidelidade, soluções de cashback, CRM, inteligência de mercado, automação promocional, e muito mais. 

Além do varejo alimentar, a Rock Encantech atua em segmentos, como: farmácias, pet shop, moda, cosméticos, shoppings centers e indústrias, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas de parceiros e identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhões de transações por ano. 

Conheça mais sobre a Rock Encantech aqui.