A gestão baseada em dados (data-driven) é, além de um diferencial estratégico, essencial para o varejo moderno.
Com o crescimento da digitalização e o aumento do volume de informações disponíveis, empresas que não as utilizam para orientar decisões perdem competitividade.
Por isso, uma abordagem data-driven permite maior assertividade, personalização de ofertas e otimização de operações, transformando insights em resultados concretos.
O que é Data-driven?
O termo data-driven faz referência ao processo de tomar decisões estratégicas baseadas em dados, não em suposições ou percepções.
Na prática, significa coletar, analisar e transformar informações como: comportamento do consumidor, desempenho de vendas e da operação, em ações precisas.
Com ferramentas de inteligência artificial e Big Data, empresas do varejo conseguem antecipar demandas, personalizar experiências e otimizar resultados. Tornando cada escolha mais inteligente e escalável.
Empresas orientadas por dados conseguem:
- Mapear padrões de consumo e comportamento;
- Prever demandas e tendências;
- Otimizar processos e recursos;
- Reduzir riscos e erros nas decisões;
- Desenvolver estratégias mais eficazes e inovadoras.
Por que o data-driven ganhou força no mercado?
O data-driven ganhou força no mercado porque transforma informação em vantagem competitiva.
No varejo, onde cada decisão impacta os custos, as vendas e a experiência do cliente, dados permitem entender tendências em tempo real, reduzir desperdícios e personalizar ofertas com precisão.
Com consumidores mais exigentes e concorrência acirrada, quem não usa dados está operando no escuro, enquanto empresas data-driven antecipam demandas, automatizam processos e aumentam a lucratividade.
Fatores que impulsionam a adoção dessa estratégia no varejo
O data-driven ajuda a identificar padrões, números e estatísticas que auxiliam nas decisões, tornando-as mais assertivas.
No varejo, fatores como competitividade, transformação digital, mudança no comportamento do consumidor e pressão por eficiência impulsionam a adoção dessa estratégia.
Um exemplo prático disso são as estratégias realizadas pela Rock Encantech, que atende mais de 320 redes varejistas e conecta 12 mil pontos de venda à sua inteligência de dados, processando mais de R$ 310 bilhões em GMV (“gross merchandise volume” ou “volume bruto de mercadorias”, em português) por ano.
Essas soluções permitem que clientes fidelizados realizem mais que o dobro de compras mensais e proporcionam um retorno sobre o investimento em campanhas personalizadas acima de 400%.
Resultados que demonstram como o uso estratégico dos dados, aliado às ferramentas e serviços da Rock Encantech, potencializa a assertividade das decisões e aumenta a competitividade das empresas no setor varejista.
Data-driven no varejo na prática
A seguir, confira 4 passos para transformar dados em resultados:
- Integre todas as fontes de dados: unifique informações de PDV, e-commerce, CRM e redes sociais em um único dashboard, a base para decisões precisas.
- Transforme números em insights: ferramentas de BI e IA revelam padrões de compra, gargalos operacionais e oportunidades escondidas nos seus dados.
- Personalize a experiência do cliente: dados permitem desde promoções segmentadas até ajustes no estoque, tudo alinhado ao comportamento real do consumidor.
- Ajuste estratégias em tempo real: monitore KPIs diariamente, isso impactará positivamente frentes como precificação, mix de produtos e atendimento, que devem evoluir com o uso dos dados.
Quer saber mais sobre o uso de dados no varejo?
Fale com a Rock Encantech, somos especialistas quando o assunto é encantar clientes e utilizar a tecnologia como estratégia para otimizar diferentes frentes do negócio! Descubra como soluções estratégicas e baseadas em dados podem impulsionar o varejo com a gente.