Data-driven no varejo: o futuro das decisões estratégicas

Mulher em reunião corporativa apresentando dados e gráficos em uma tela digital para colegas, ilustrando a importância de decisões data-driven no varejo.

A gestão baseada em dados (data-driven) é, além de um diferencial estratégico, essencial para o varejo moderno. 

Com o crescimento da digitalização e o aumento do volume de informações disponíveis, empresas que não as utilizam para orientar decisões perdem competitividade. 

Por isso, uma abordagem data-driven permite maior assertividade, personalização de ofertas e otimização de operações, transformando insights em resultados concretos.

O que é Data-driven?

O termo data-driven faz referência ao processo de tomar decisões estratégicas baseadas em dados, não em suposições ou percepções. 

Na prática, significa coletar, analisar e transformar informações como: comportamento do consumidor, desempenho de vendas e da operação, em ações precisas. 

Com ferramentas de inteligência artificial e Big Data, empresas do varejo conseguem antecipar demandas, personalizar experiências e otimizar resultados. Tornando cada escolha mais inteligente e escalável.

Empresas orientadas por dados conseguem:

  • Mapear padrões de consumo e comportamento;
  • Prever demandas e tendências;
  • Otimizar processos e recursos;
  • Reduzir riscos e erros nas decisões;
  • Desenvolver estratégias mais eficazes e inovadoras.

Por que o data-driven ganhou força no mercado?

O data-driven ganhou força no mercado porque transforma informação em vantagem competitiva. 

No varejo, onde cada decisão impacta os custos, as vendas e a experiência do cliente, dados permitem entender tendências em tempo real, reduzir desperdícios e personalizar ofertas com precisão. 

Com consumidores mais exigentes e concorrência acirrada, quem não usa dados está operando no escuro, enquanto empresas data-driven antecipam demandas, automatizam processos e aumentam a lucratividade.

Fatores que impulsionam a adoção dessa estratégia no varejo

O data-driven ajuda a identificar padrões, números e estatísticas que auxiliam nas decisões, tornando-as mais assertivas. 

No varejo, fatores como competitividade, transformação digital, mudança no comportamento do consumidor e pressão por eficiência impulsionam a adoção dessa estratégia. 

Um exemplo prático disso são as estratégias realizadas pela Rock Encantech, que atende mais de 320 redes varejistas e conecta 12 mil pontos de venda à sua inteligência de dados, processando mais de R$ 310 bilhões em GMV (“gross merchandise volume” ou “volume bruto de mercadorias”, em português) por ano. 

Essas soluções permitem que clientes fidelizados realizem mais que o dobro de compras mensais e proporcionam um retorno sobre o investimento em campanhas personalizadas acima de 400%. 

Resultados que demonstram como o uso estratégico dos dados, aliado às ferramentas e serviços da Rock Encantech, potencializa a assertividade das decisões e aumenta a competitividade das empresas no setor varejista.

Data-driven no varejo na prática

A seguir, confira 4 passos para transformar dados em resultados:

  1. Integre todas as fontes de dados: unifique informações de PDV, e-commerce, CRM e redes sociais em um único dashboard, a base para decisões precisas.
  2. Transforme números em insights: ferramentas de BI e IA revelam padrões de compra, gargalos operacionais e oportunidades escondidas nos seus dados.
  3. Personalize a experiência do cliente: dados permitem desde promoções segmentadas até ajustes no estoque, tudo alinhado ao comportamento real do consumidor.
  4. Ajuste estratégias em tempo real: monitore KPIs diariamente, isso impactará positivamente frentes como precificação, mix de produtos e atendimento, que devem evoluir com o uso dos dados.

Quer saber mais sobre o uso de dados no varejo?

Fale com a Rock Encantech, somos especialistas quando o assunto é encantar clientes e utilizar a tecnologia como estratégia para otimizar diferentes frentes do negócio! Descubra como soluções estratégicas e baseadas em dados podem impulsionar o varejo com a gente.