Compreender as mudanças demográficas na população e o seu comportamento de consumo é essencial para o varejo alimentar expandir os seus lucros. Uma das tendências mais relevantes nesse sentido é o crescimento da demanda por alimentos saudáveis.
A categoria tem se tornado cada vez mais protagonista nas lojas físicas, com potencial de não só ser um diferencial competitivo em relação à concorrência, mas também de atrair e fidelizar novos shoppers.
Entenda no texto a seguir como o varejo alimentar pode colher benefícios diante desse comportamento de consumo.
Por que as pessoas estão buscando mais alimentos saudáveis?
Diversos fatores ajudam a explicar o motivo de os alimentos saudáveis estarem em alta. Um deles é a crescente conscientização sobre a relação entre dieta, saúde e sensibilidade alimentar.
A expansão da internet pelos lares e celulares facilitou o acesso à informação, permitindo que os mais jovens tenham conhecimento sobre como montar uma dieta mais balanceada. Isso significa que esses shoppers já vão aos supermercados decididos a priorizar produtos frescos e naturais.
Mas não são apenas os jovens que apresentam esse tipo de comportamento. A população idosa também tem demonstrado preferência por alimentos saudáveis.
Por questões de saúde, muitos acabam tendo restrições sobre o que podem consumir. Além disso, a praticidade do delivery fez crescer a demanda por refeições rápidas e fáceis.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil pode ter até 75 milhões de pessoas com mais de 60 anos em 2070, representando 37,8% da população. Isso demonstra que entender as preferências de consumo desse público será fundamental para o varejo alimentar.
Como o varejo alimentar mundial lida com essa tendência?
A equipe da Rock Encantech realizou visitas técnicas em grandes redes do varejo alimentar nos Estados Unidos e na China durante o primeiro trimestre de 2025. Nesse período, foi possível constatar que os alimentos saudáveis se tornaram as verdadeiras estrelas das unidades físicas.
Na rede Stew Leonard’s, nos EUA, 70% do inventário da marca é composto por itens de produção própria. O layout da loja também foi desenhado para transmitir a sensação de que o shopper está fazendo uma “colheita em uma fazenda”, dando ênfase justamente aos produtos naturais.
Na China, redes como a Guo Shu Hao e 7Fresh apostam em um mix de alimentos saudáveis nas unidades físicas, enquanto os produtos industrializados são, em sua maioria, consumidos por meio do delivery.
Na DingDong, líder de entregas rápidas de alimentos frescos, foi apresentado um investimento em técnicas que melhoram a qualidade dos alimentos, um fator determinante para despertar a preferência do shopper pela marca. A rede ainda conta com uma logística capaz de fazer entregas em um raio de até 3 km em 30 minutos.
Quer conferir mais sobre esses cases? Faça o download dos e-books da Rock Encantech aqui.

Estratégias para o varejo alimentar
Por meio do CRM, o varejista pode coletar insights valiosos sobre o comportamento de compra do shopper. Isso possibilita identificar como os clientes se comportam em relação a determinadas categorias, incluindo a de alimentos saudáveis.
Veja a seguir algumas estratégias comumente utilizadas para aproveitar ao máximo esse tipo de categoria.
Dia da semana com ofertas
Uma das ações mais comuns — e que é adotada por praticamente todos os estabelecimentos de varejo alimentar — é dedicar um ou dois dias na semana para ações promocionais na categoria de hortifrúti.
Isso permite criar campanhas como a “Terça dos Hortifrúti” ou “Quarta Verde”. É aí que entra o primeiro benefício do CRM. Com os insights fornecidos por ele, o varejista poderá verificar qual é o dia mais adequado para promover esse tipo de ação.
Nesse tipo de campanha, o preço dos alimentos saudáveis é reduzido. A loja ainda pode aproveitar para enviar condições exclusivas para os shoppers fidelizados por meio do app.
Qualidade dos alimentos
Diferentemente de outras categorias, os shoppers gostam de escolher pessoalmente qual tipo de maçã ou banana irão levar, analisando criteriosamente antes de colocar na sacola.
Por conta disso, as redes precisam priorizar fornecedores de qualidade e sempre manter os produtos com boa aparência nas gôndolas. Esse aspecto pode se tornar um diferencial competitivo importante para a loja, destacando-se dos concorrentes.
Personalização
A personalização é um fator importante para o varejo, pois facilita a criação de ofertas e aumenta a fidelização do cliente. Ao promover descontos exclusivos em uma categoria de alta demanda, como a de alimentos saudáveis, o varejista poderá ampliar os seus lucros.
Impulsione o faturamento com a Rock Encantech!
A Rock Encantech une ciência do consumo e inteligência artificial para transformar dados em estratégias de fidelização e engajamento, impulsionando as vendas e encantando os clientes.
Com a plataforma de CRM da Rock Encantech, o varejista tem informações sobre o comportamento de compra dos seus shoppers, gerando insights para a aplicação de ações assertivas em todas as categorias do supermercado.
Acesse aqui e saiba mais sobre as soluções oferecidas pela Rock Encantech.