Hortifrútis: como trabalhar a categoria no varejo alimentar 

Como trabalhar os hortifrútis no varejo alimentar

A categoria de hortifrútis no supermercado é uma das mais estratégicas e rentáveis de uma loja. Ela está diretamente relacionada a uma mudança de comportamento recente dos brasileiros: a alimentação saudável. 

De acordo uma pesquisa da Food Barometer, em parceria com o Centro de Pesquisas Harris Interactive, 90% dos brasileiros afirmam dar preferência para uma alimentação mais saudável quando é possível. Isso inclui o aumento no consumo de frutas e legumes nas refeições diárias. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as vendas deste segmento representam, em média, 10% do faturamento total dos supermercados. Porém, as lojas podem ampliar ainda mais essa margem utilizando ferramentas alinhadas à ciência do consumo. 

Confira a seguir como melhorar o desempenho com os hortifrútis no varejo alimentar. 

As sazonalidades dos hortifrútis 

A sazonalidade, de modo geral, é um fator que impacta nas vendas no varejo alimentar, mas especificamente na categoria de hortifrútis, ela ganha uma importância ainda maior. 

O conceito de sazonalidade está ligado ao ciclo natural de produção agrícola, influenciado pelas estações do ano. Isso significa que cada fruta, legume ou verdura possui um “relógio natural” indicando o melhor momento para cada uma delas ser plantada e colhida.

Por exemplo, no inverno, os morangos ficam mais baratos e gostosos, enquanto no verão é a vez das frutas mais suculentas como as mangas e as melancias. Para o varejo alimentar, no entanto, sazonalidade é mais do que um detalhe agrícola e sim uma estratégia. 

Trabalhar com frutas, legumes e verduras da época ajuda a oferecer qualidade superior a preços competitivos, atraindo os shoppers. Com isso, a loja tem uma redução de custos e menos desperdício. 

Isso também gera a oportunidade do marketing trabalhar com ofertas sazonais e pushs no aplicativo com receitas da estação. Supermercados que apostam em campanhas ligadas à sazonalidade aumentam as vendas e ainda ajudam os clientes a entender a importância dos alimentos frescos e naturais. 

Ações para melhorar as vendas dos hortifrútis 

Hortifrútis
Veja como aproveitar ao máximo a categoria.

Por meio de um CRM, o varejista pode coletar insights valiosos sobre o comportamento de consumo do shopper. Isso possibilita identificar como os clientes se comportam em relação a determinadas categorias, incluindo os hortifrútis. 

Com essas informações em mãos, os gestores podem planejar ações com base no seu perfil de público e hábitos de consumo, garantindo maior lucratividade. Veja a seguir algumas estratégias que ajudam a impulsionar as vendas. 

Dia dos hortifrútis 

Uma das ações mais comuns e que é adotada por praticamente todos os estabelecimentos de varejo alimentar é dedicar um ou dois dias na semana para ações promocionais na categoria de hortifrútis. 

Isso permite criar campanhas como a “Terça dos Hortifrútis” ou “Quarta Verde”. É aí que entra o primeiro benefício do CRM. Com os insights fornecidos por ele, o varejista poderá verificar qual é o dia mais adequado para promover esse tipo de ação. 

Nesta campanha, o preço de todos os produtos do setor são reduzidos. A loja pode aproveitar para enviar condições exclusivas para os shoppers fidelizados, estimulando o consumo e que mais clientes se cadastrem. 

Qualidade dos produtos 

A qualidade das frutas, legumes e verduras é algo determinante para fidelizar um shopper no varejo alimentar. Diferente de outros produtos, os clientes gostam de escolher qual tipo de maçã, batata e outros alimentos vão levar, analisando criteriosamente antes de colocar na sacola. 

Por isso, o supermercado deve sempre priorizar fornecedores de qualidade. Como vimos anteriormente, trabalhar com frutas da época ajuda neste processo, já que elas terão um aspecto visual muito atraente. 

Além disso, o supermercado deve treinar os colaboradores para retirar os alimentos que estragaram ou que já não apresentam uma boa aparência. Os insights ajudarão, inclusive, o varejista a saber a quantidade ideal de produtos que devem ser adquiridos para reposição no estoque, evitando o desperdício. 

Ações personalizadas 

A personalização é um fator fundamental para o varejo atualmente. Além de facilitar a criação de ofertas, ela aumenta a fidelização e melhora a comunicação com o público-alvo.

Outro benefício da personalização é que ela permite que o cliente receba apenas ofertas que provavelmente são relevantes para ele. Isso reduz as chances de enviar notificações sobre produtos que não fazem parte das prioridades do shopper.

Aumente o faturamento com a Rock Encantech

A Rock Encantech nasceu da união de três empresas referências em suas áreas de atuação: Bnex, Propz e LL Loyalty, formando uma sinergia que revoluciona o mercado de encantamento do consumidor. 

Acreditamos no poder do Return On Customer Knowledge (retorno sobre o conhecimento do cliente) e utilizamos ciência de consumo e inteligência artificial para revolucionar o varejo.

A Rock Encantech conta com soluções para impulsionar não só as vendas na categoria de hortifrútis, mas todo o faturamento no varejo alimentar, como CRM com recomendações personalizadas, ações promocionais, desenvolvimento e gestão de programas de fidelidade e retail media. 

Conheça mais sobre essas ferramentas aqui.