A geolocalização é um conceito que tem um papel fundamental nas estratégias de venda das farmácias. Afinal, a maior parte dos consumidores vive a menos de cinco minutos da loja.
Porém, para que a geolocalização consiga ajudar o varejo farmacêutico a atingir todo o seu potencial, é importante que ela esteja aliada a outras ferramentas, como o CRM e a Ciência de Dados.
O VP Comercial de Varejo Farma da Rock Encantech, Marcelo Vienna, realizou a palestra “Shopper no Mapa: Como a geolocalização, dados de CRM e perfis de consumo elevam os resultados da farmácia” durante a Abradilan Conexão Farma 2025.
Confira a seguir alguns dos insights compartilhados por Vienna a respeito do tema e como eles impactam o mercado farma.
Insights sobre a Geolocalização
A Rock Encantech realiza estudos sobre as áreas de influência das lojas. Um dado importante constatado nesse processo é que 67% do faturamento das farmácias são provenientes de moradores que vivem até cinco minutos de distância da loja.
Esse estudo possui 96% de acurácia e permite que os gestores identifiquem possíveis gaps que podem ser trabalhados, como estruturar o delivery, verificar se a loja está cobrindo toda a sua área de influência e analisar o impacto da concorrência naquela região.
“A geolocalização permite a expansão estratégica das redes, ajuda a definir o potencial de vendas e, assim como o CRM, pode auxiliar as lojas a atingirem os seus objetivos”, afirmou Vienna.
Como o CRM ajuda na geolocalização
Segundo o VP Comercial de Varejo Farma da Rock Encantech, uma empresa que tenha o CRM bem implementado, com mais de 90% de identificação de sua base, pode ter até 72% dos seus clientes fidelizados consumindo quatro vezes mais do que os não fidelizados.
Esse número mostra como o processo de fidelização é importante para as farmácias — e ele só é possível quando o varejista conhece o seu público. Através do CRM, a loja pode coletar dados, entender suas preferências de compras e adaptar sua comunicação para cada tipo de shopper.
Um CRM bem trabalhado pode trazer incrementos de vendas de 2 a 5%. Ainda sobre a fidelização, Vienna destacou o impacto que um cliente fidelizado pode representar no faturamento.
“Um paciente com uma doença crônica gasta, em média, R$ 640 mensais na farmácia. Esse cliente geralmente fica com a loja, em média, por seis anos e meio. Ao perder esse consumidor, a farmácia pode perder cerca de R$ 50 mil do faturamento que ele traria nesse período”, explicou.
Perfis de público

Outra informação importante que o CRM fornece para a estratégia de geolocalização é o perfil do público. Segundo dados da Rock Encantech, as mulheres são atualmente as principais consumidoras das farmácias, com destaque para a faixa dos 30 a 49 anos. Já a população 60+ vem crescendo e hoje representa mais de 20% das vendas.
Por outro lado, a Geração Z apresenta suas próprias características e preferências de consumo. Vienna citou um estudo da “Amicci – PL Connection” 2024, que revelou que 64% do público jovem tem preferência por marcas próprias das lojas. Esse é um público relevante, pois já conta com 40 milhões de pessoas no Brasil.
Com o uso da geolocalização, o gestor da farmácia pode compreender quais são os perfis mais comuns dentro da sua área de influência. Isso permite que ele seja assertivo ao montar o estoque e consiga fornecer ofertas estratégicas para fidelizar o público.
Comportamento de consumo
O comportamento de consumo dos shoppers passa por constantes mudanças. Segundo Vienna, há cinco anos, as condições crônicas representavam 47% do faturamento das farmácias. Hoje, elas somam 31%.
Os fatores demográficos também influenciam nas preferências de compra. O VP Comercial de Varejo Farma da Rock Encantech deu um exemplo sobre como o aumento de hábitos mais saudáveis e a redução da população impactam o setor.
“Há cinco anos, a categoria de vitaminas e de produtos infantis tinha a mesma relevância em termos de faturamento para a farmácia. Hoje, as vitaminas subiram para 11% e os produtos infantis caíram para 7% em representatividade no faturamento. Estamos vivendo uma mudança demográfica muito importante, já que as famílias estão diminuindo, o número de nascimentos também está diminuindo e, a partir de 2030, o Brasil começa a perder população, como já ocorre em alguns estados”, explicou.
O CRM ajuda o varejista a entender essas preferências por meio de insights que podem ser replicados com base no perfil de shoppers da região em que a farmácia está localizada.
“O futuro do varejo farmacêutico passa pela inteligência de mercado. Quem usa CRM, geolocalização e marcas próprias cresce mais rápido”, finalizou Vienna.
Conheça as soluções da Rock Encantech
A Rock Encantech une ciência do consumo e tecnologia para transformar dados em fidelização e engajamento de clientes, que não apenas impulsionam as vendas, mas também engajam os consumidores.
Além da geolocalização, a Rock Encantech conta com soluções de CRM, Retail Media, Inteligência de Mercado, Marketplace, entre outras.