O panetone é sinônimo de festa de Natal para a maioria dos brasileiros. Com ou sem frutas, esse pão costuma ser um dos protagonistas nas festas de fim de ano nos supermercados.
Segundo um levantamento da APAS (Associação Paulista de Supermercados), cerca de 50% das casas brasileiras comemoram as festas de fim de ano com chocotones e panetones na mesa.
Com a alta demanda pelo produto, muitas redes de supermercados estão investindo na fabricação própria de panetones para aumentar a margem de lucro. Confira no texto a seguir como essa estratégia pode beneficiar a loja.
A importância do Natal para o varejo
O Natal é a data mais importante no calendário sazonal de todo estabelecimento comercial e com o varejo não é diferente. O fato de muitas festas de confraternização, chegada de fim de ano e recebimento da segunda parcela do 13º salário estimulam o consumo neste período.
No caso do varejo alimentar, há ainda um aumento expressivo na demanda por alimentos relacionados à ceia natalina. No paper de 2023 produzido pela Rock Encantech foi constatado um crescimento nas vendas de vários itens como:
- Aves especiais (aumento de 1.334%);
- Frutas (345%);
- Peixes (315%);
- Refratários (243%);
- Castanhas (230%);
- Vinhos e espumantes (230%).
Em 2022, a Rock Encantech divulgou um paper especificamente sobre o desempenho do setor supermercadista no período natalino. O levantamento constatou um aumento de 11,6% na quinzena de Natal e de 8,1% na véspera.
No público fidelizado, o aumento do consumo foi de 17,2%, e o ticket médio saltou de R$ 126,27 em 2021 para R$ 134,49 em 2022.
Já no paper de dezembro de 2023, foi constatado um aumento de 6,3% em relação a 2022 em todos os comparativos.
Como trabalhar o panetone com os clientes

De acordo com a Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), cerca de 33 milhões de lares brasileiros consomem, em média, dois panetones por ano, gerando uma interação de mais de 65 milhões de vezes da indústria com o shopper, totalizando um faturamento de R$ 725 milhões e volume de vendas de 42,5 mil toneladas de panetones consumidas no período de novembro de 2022 a janeiro de 2023.
Os números reforçam a força do produto no Natal. Segundo o Gerente de Marketing da Rock Encantech, Eduardo Donoso, é muito importante que os supermercados dêem uma atenção especial para a parte de padaria e rotisseria, pois são categorias com uma alta margem de lucro que podem ser exploradas.
Por ser um período de festas, o consumidor está mais disposto a experimentar marcas novas. Neste contexto, o varejista pode investir na fabricação própria desse panetone e obter um lucro superior.
“Os panetones de produção própria, em especial os chocotones, são muito importantes e precisam realmente ser valorizados. Muitos clientes não experimentam esses produtos de fabricação própria. Uma dica é acionar os clientes fidelizados que, no ano passado, não compraram os produtos de fabricação própria para experimentar”, comentou Donoso.
Além disso, o supermercado pode promover campanhas personalizadas para os diferentes clusters, convidando os shoppers a conhecer a novidade e oferecendo descontos.
Benefícios da fabricação própria de panetone
Ao investir na produção do próprio panetone, o supermercado tem a possibilidade de atrair novos públicos. Isso se deve ao fato desses panetones terem um custo final mais baixo para os consumidores do que as marcas líderes de mercado.
Se o produto for um sucesso, o supermercado poderá explorar a categoria novamente no futuro e, com isso, consolidar uma base de clientes. Uma das principais vantagens será o fato desse panetone ser exclusivo da loja, sendo um diferencial competitivo importante em relação à concorrência.
Ao ter o próprio panetone, o varejo alimentar pode reduzir a dependência das grandes marcas, uma vez que contará com uma opção a mais dentro da loja.
Aumente o faturamento neste Natal com a Rock Encantech!
A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar ciência do consumo, tecnologia e humanidade.
A empresa conta com uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam não só gerar satisfação no cliente, como encantá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da marca.
As soluções da Rock Encantech incluem inteligência artificial para engajamento de consumidores, plataforma de fidelidade, soluções de cashback, CRM, inteligência de mercado, automação promocional, e muito mais.
Além do varejo alimentar, a Rock Encantech atua em segmentos, como: farmácias, pet shop, moda, cosméticos, shoppings centers e indústrias, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas de parceiros e identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhões de transações por ano.
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