Como o cashback pode aumentar a retenção e gasto médio dos clientes
11 de out. de 2024
Em nosso mais recente estudo, feito com varejistas que utilizam o IZ Pay, solução de eficiente de cashback para varejo, foi revelado que o cashback no varejo tem um impacto significativo na retenção de clientes, aumentando a fidelidade do cliente em até 4,8 vezes após seis meses de uso, além de um gasto médio de quase 2x mais.
Impacto do Cashback na Retenção de Clientes
Clientes de varejistas que oferecem cashback mostraram uma retenção muito maior em comparação com aqueles que não têm acesso a esse benefício. Nestes cenários, a retenção foi 4,8 vezes maior, indicando uma clara preferência por supermercados que oferecem cashback.
Aumento do gasto médio com cashback
Além da maior retenção, o gasto médio entre consumidores que utilizam cashback é 85% superior aos que não usam esse benefício. Isso representa um faturamento adicional significativo para as empresas.
Comparação com outras ofertas ou descontos
Quando comparado a descontos imediatos e outras ofertas promocionais, o cashback em varejo alimentar se destaca. O estudo mostrou que clientes que recebem cashback têm uma frequência de compra 57% maior e um gasto médio 18% superior aos clientes que recebem apenas descontos imediatos.
Percepção do consumidor sobre cashback
De acordo com Rodrigo Matheus, nosso diretor de marketing, o cashback materializado na carteira digital do consumidor é um fator decisivo na escolha por uma rede varejista. Um estudo complementar do Opinion Box revelou que 42% dos consumidores em aplicativos consideram o cashback a melhor funcionalidade.
O programa de fidelidade está reinventado
Os resultados da nossa pesquisa destacam o cashback como uma ferramenta perfeita e essencial para os varejos alimentares. Ele leva vantagem em relação a outras alavancas já que o varejo alimentar é um segmento de recorrência e altamente competitivo. Devolvendo o dinheiro de volta, que por consequência faz com que consumidor vá mais vezes ao supermercado em que ele tem uma percepção de vantagem melhor, consumindo mais, se tornando um fiel comprador do estabelecimento.